Campanha salarial entra em etapa decisiva

Nesta quarta-feira (17/11), dirigentes do SindServSV se reuniu com um grupo de servidores para conversar sobre o andamento da Campanha Salarial. Apesar de periodicamente a comunicação do Sindicato abordar o andamento da Campanha Salarial, especialmente as discussões no âmbito da Comissão Permanente, as dúvidas apresentadas foram legítimas e os dirigentes buscaram esclarecê-las ponto a ponto.

A pauta de reivindicações da campanha salarial 2021 foi entregue ao prefeito em 25 de janeiro, após processo de consulta e assembleia virtual, com a incorporação ao texto base de sugestões da categoria. Desde então, o diálogo tem sido feito por meio da Comissão Permanente, composta pela Secretaria de Administração (SEAD), Secretaria de Governo (Segov), Gabinete, SindServSV e Sintramem. Inicialmente, o diálogo foi truncado diante da falta de coerência nos números apresentados. Situação que mudou com a substituição do secretário da Fazenda.

Outra questão abordada foi o término dos efeitos da Lei Complementar federal 173/2020, que perderá a validade em 31 de dezembro de 2021. Diante disso, a contagem de tempo de serviço para quinquênio, licença-prêmio, entre outros benefícios, voltará a ser feita a partir de janeiro de 2022. O Sindicato obteve o compromisso pela retomada do pagamento dos retroativos (aposentadorias e horas extras 2016) a partir de janeiro.

Além disso, com o fim da proibição de reajustes e concessão de benefícios, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) – documento encaminhado pelo governo à Câmara Municipal – que prevê gastos maiores em 2022, o Sindicato tem perspectiva de que a negociação possa render bons frutos. Segundo Arias, o compromisso da Administração é apresentar uma proposta formal ainda em novembro para que a categoria possa analisar em assembleia. Enquanto isso, alguns setores da categoria se mobilizam.

Não viu publicações anteriores? Confira: