Campanha Salarial 2021: aprovada Pauta de Reivindicações

Nesta terça-feira (12), o SindServSV realizou a Assembleia Virtual relativa à Campanha Salarial 2021, que aprovou a Pauta de Reivindicações, entre outros itens, consta a manutenção das vantagens salariais dos acordos coletivos, o pagamento pela Prefeitura das verbas de natureza salarial em atraso e o plano de recuperação salarial referente a perdas salariais acumuladas de 2015 e 2016. Além disso, a luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a criação de marcos legais para o combate ao assédio moral também foram aprovadas como bandeiras prioritárias.

Na abertura, o presidente Edson Paixão deu boas vindas a todos os presentes e explanou sobre o processo de elaboração do documento. Ele ressaltou que a primeira versão do documento é decorrente das cláusulas não implementadas da última Pauta de Reivindicação, devidamente aprovada em Assembleia. O texto-base foi publicado nos meios de comunicação do Sindicato no dia 10 de dezembro, havendo posterior acréscimo de sugestões enviadas por servidores e dando origem à atual versão (disponibilizada no dia 17 de dezembro).

Na sequência, passou a palavra ao Secretário geral, Marcelo Arias, que propôs a dispensa de leitura do documento, considerando que seu conteúdo seria de conhecimento geral devido sua ampla divulgação. Mas, havendo discordâncias, a leitura se mostrou necessária.

Aberta a palavra para dúvidas e intervenções, foram feitos alguns ajustes em propostas pontuais que resultaram na versão final da pauta. “A principal questão levantada foi a necessidade de dar centralidade à parte econômica e reivindicações gerais para ampliar a unidade da categoria de modo a enfrentar os desafios do próximo período, pois são propostas que beneficiam o conjunto dos(as) trabalhadores(as) do serviço público municipal”, afirmou Edson Paixão.

Por fim, colocada em votação, a Pauta de Reivindicação foi aprovada pela maioria, com apenas 2 votos contrários, e nenhuma abstenção. A assembleia encaminhou, também, a realização de uma reunião com o Prefeito para a apresentação da Pauta de Reivindicações com a participação de servidores que não componham a direção sindical, indicando unidade em torno dos objetivos descritos na pauta. Encerrada a assembleia às 20h, o presidente Edson Paixão agradeceu a participação e tolerância de todos, considerando que uma assembleia virtual foi uma experiência nova.

Confira a Pauta de Reivindicação: