SindServSv e Sintramem entregam pauta de reivindicações

Nesta segunda (25), dirigentes do SindservSv e do Sintramem se reuniram com o prefeito Kayo Amado para apresentar as pautas de reivindicações. Os presidentes Edson Paixão (SindServSV) e Roberto Cicarelli (Sintramem) defenderam a prioridade da reposição salarial, plano de cargos e salários e legislação de combate ao assédio moral, lembrando ao Prefeito que essas questões foram compromissos assumidos por ele nas entrevistas organizadas pelos Sindicatos, no período eleitoral.

Esta reunião estava marcada para quarta-feira passada (20), mas o Gabinete do Prefeito a desmarcou em função do calendário de vacinação, remarcando-a posteriormente para hoje, conforme anunciado pelas redes sociais do sindicato. O encontro teve início no horário previsto, às 16h. Ambas as diretorias sindicais foram mobilizadas, mas em razão da fase laranja da pandemia nem todos(as) diretores(as) dos sindicatos puderam participar. Por isso, parte dos diretores aguardaram do lado de fora do gabinete para evitar aglomeração. Além do presidente Edson Paixão, representaram o SindServSv os diretores Marcelo Arias, Gislaine Camilo e Bruno Rodrigues. Representando o Sintramem, se somaram ao presidente Cicarelli as diretoras Mara Valéria, Angela Caetano e Marcio Batalha. Cabe ressaltar que, na assembleia, não foi aprovado nenhum ato simbólico de entrega da pauta

Mediante à cobrança em relação aos compromissos de campanha, o Sr Prefeito respondeu que está fechando o balanço financeiro do Município de 2020, documento que deve ser publicado no final de janeiro ou meados de fevereiro.

Foi sugerida, ainda, a formação de uma Comissão Permanente — ideia que foi bem recebida pelo governo — para debater as propostas setoriais que não dependem de demandas orçamentárias. “Sinto-me confiante que teremos uma boa negociação com a atual gestão, que tem aberto espaço para o diálogo sobre o que o Sindicato pensa sobre a gestão do município, do ponto de vista dos trabalhadores”, afirma Edson Paixão, concluindo que,”até agora não houve nenhuma rusga nesse diálogo, mas estamos preparados caso haja, embora acredito ser importante que permaneça a boa vontade das partes envolvidas – sindicatos e governo – no sentido de premiar o trabalho fundamental dos servidores e contribuir para o desenvolvimento de São Vicente”.

Em defesa da representação sindical

O presidente Edson Paixão reafirma aos servidores que se propunham estarem presentes na reunião com o Prefeito: “Os diretores do Sindicato são seus legítimos representantes”.

Ele recorda que, na assembleia, quando foi apresentada, retificada e ratificada a proposta, houve uma sugestão de abrirmos espaço para a participação do trabalhador que quisesse conhecer o processo político de apresentação, recebimento e regularização das reivindicações da categoria. “Nesta questão, gostaria de deixa claro que em nenhum instante passou pela minha cabeça criar competitividade e nem buscar respaldo de qualquer segmento, uma vez que estamos sempre trabalhando com seriedade, respeito e honestidade a quem representamos, que é nossa diretoria e o trabalhador”, afirma.

O que ele quer dizer com isto? “Apesar de abrir a possibilidade da participação a outrem, QUEM tem prioridade é a diretoria eleita, que – boa parte dela – teve que aguardar do lado de fora da sala e da mesa de negociação, devido ao processo de pandemia e a atual fase laranja”.

“Pela ordem: primeiro, a diretoria eleita; em segundo, quem tem sede de aprendizado, e por fim os que desacreditam da própria sombra, uma vez que não são capazes de agirem com honestidade”, conclui.