Após ato em Brasília, vem aí o Dia Nacional de Mobilização (18/08)

Centrais sindicais e trabalhadores do setor público de todo o País fizeram uma grande manifestação em Brasília, nesta terça-feira (03), contra a Proposta de Emenda à Constituição da “Reforma Administrativa” (PEC 32/2020), no primeiro dia do retorno das atividades parlamentares no Congresso Nacional.

Segundo o diretor do SindServSV, Jean Vieira, cerca de 7 mil manifestantes estiveram presentes na mobilização, que teve início com uma passeata do pátio da Biblioteca Nacional e terminou no entorno do Congresso Nacional, localizado à Praça dos Três Poderes. Jean foi com a caravana da Fesspmesp, entidade que representa os sindicatos de servidores públicos municipais no estado de São Paulo.

A manifestação faz parte de um ciclo de de atividades virtuais e presenciais, realizadas desde o mês de julho, para mobilizar trabalhadores e a sociedade civil sobre os riscos representados pela contrarreforma administrativa.

O movimento sindical segue denunciando que, se for aprovada, essa proposta prejudicará o serviço público em todos os níveis, com o fim da estabilidade e das promoções por tempo de serviço, a abertura do setor público para interesses privados, entre outros retrocessos.

Segundo o dirigente do Sindicato, mais de cem representantes de entidades sindicais dos servidores públicos municipais, além do estado de São Paulo, do Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Espírito Santo, enfim, de todo o País. Também houve ampla participação de servidores públicos (estaduais e federais) da segurança pública, como policiais civis, agentes penitenciários e da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

“Foi uma grande manifestação em que pudemos mostrar nosso repúdio à PEC 32, que prejudica não só as categorias, mas a qualidade do serviço público, que ficará mais vulnerável a interferências políticas e particulares. Ou seja, essa proposta favorece interesses contrários ao da população”, afirma Jean. Com a presença dele, os servidores públicos municipais de São Vicente também foram representados.

Irredutível

Nesta quarta-feira 04/08, deputados de oposição ao Governo Bolsonaro, lideranças de confederações do setor público e Centrais Sindicais se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) para apresentar o Manifesto das Centrais Sindicais e emendas ao texto da (PEC 32/2020), além de um laudo técnico elaborado por diversas entidades atestando a inviabilidade técnica de aprovação da proposta.

Segundo matéria do portal da CSPB, Lira estava “Irredutível” e descartou a possibilidade de parar a tramitação da PEC 32 na Câmara, mas prometeu fazer uma rodada de discussões com as centrais sindicais na Comissão Especial, que analisa o texto final antes de ser encaminhado à votação em plenário.

18 de agosto: Dia Nacional de Lutas

Organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas, Pública, CGTB e Intersindical IL, além das entidades Fonasefe, Basta, Frente Parlamentar e UPB, a mobilização em defesa dos serviços públicos, contra a PEC 32, já convocou um dia nacional de lutas (18 de agosto), com paralisações, ações nos locais de trabalho, panfletagens em terminais de transporte público, atos, etc. Arthur Lira e o Governo Federal não terão sossego…