Servidores querem reajuste salarial

Bem na foto
Em dia de casa lotada, o SindServSv reuniu servidores associados e servidores convidados para conhecer, avaliar e deliberar sobre a contraproposta oferecida pela administração diante das reivindicações da categoria que foram apresentadas ao senhor prefeito desde sua posse.

Será que alguém leu?
Com 19 itens, que compõem o cenário de demandas dos servidores públicos, a pauta de reivindicações da categoria foi quase inteira negligenciada. Vale destacar que alguns itens já poderiam ter sido atendidos, uma vez que não demandam custo, como a edição de uma Lei de Combate ao Assédio, por exemplo, que era um assunto sempre citado durante a campanha. Outros tantos, por gerarem aumento na folha de pagamento, poderiam ter sido alvo de estudo e planejamento para implantação futura. Mas, pelo visto, os servidores não estão nos planos do governo.

Pessoal não gostou…
Em resposta oficial, assinada pelo Secretário de Administração, o governo concordou em atender parcialmente 4 desses itens: constituir comissão para rever o Estatuto do Servidor e o Plano de Cargos e Carreiras; estabelecer piso salarial municipal de R$1.200,00 (mil e duzentos reais); e acréscimo R$ 70,00 (setenta reais) na Cesta Básica. Ainda no texto, o governo se dispôs a retomar a negociação sobre salários no ano que vem, através da Comissão Permanente de Negociação.

O silêncio vale mais que mil palavras…
Nenhuma vírgula foi escrita sobre o que verdadeiramente incomodam os servidores: a defasagem salarial e o pagamento das dívidas trabalhistas que se acumulam desde 2016 a título de aposentadorias, rescisões, horas extras e licenças prêmio.

Indignados
Os presentes na Assembleia ficaram indignados. Mesmo os servidores que recebem seu salário base menor do que o salário mínimo e que seriam contemplados pela proposta do piso compreenderam que a proposta é insuficiente para um período de dois anos sem qualquer tipo de reajuste e com o crescimento vegetativo da folha congelado.

Aí vem o desespero… machucando o coração…
O pagamento adiantado do 13º salário foi traduzido por muitos como uma manobra para desmobilizar a categoria. Também há quem pense que a proposta de piso, sem atender as reivindicações por reajuste salarial também foram feitas com o intuito de dividir a categoria. A noite de sexta feira terminou, certamente, com muitos corações dilacerados.

Grandes poderes, Grandes responsabilidades
Desde que Stan Lee criou o “Incrível Homem Aranha” – um jovem rapaz que se dispôs a cuidar dos problemas de sua cidade e é conhecido pela sua simpatia e positividade, sendo inclusive chamado de “o amigão da vizinhança” – todos sabemos o significado dessa frase. Durante a campanha, o atual alcaide gerou grandes expectativas no funcionalismo municipal, que o apoiou com força e vigor. Frustração é pouco para vocalizar o sentimento desse pessoal.

Lei do Retorno
O ofício resposta do Sindicato, com a recusa de acordo salarial, será entregue nos próximos dias. A criação do piso municipal, um reajuste salarial digno e um plano de pagamento dos atrasados serão itens centrais das novas rodadas de negociação. Espera-se a participação da categoria nesse ato de entrega.