Movimento Basta: Caravana contra a PEC 32 cumpre seu papel

No Dia Nacional de Luta, os sindicatos dos servidores públicos municipais de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente realizaram uma caravana da resistência contra a PEC 32/2020 pelas cidades da Região. Organizados no Movimento Basta, as entidades promoveram atos unificados em defesa dos serviços públicos.

Em São Vicente, capitaneados pelo presidente do SindServSV e a diretora Mara Valéria Giangiulio, nenhum vereador recebeu os sindicatos. Em seguida, a caravana seguiu até a porta da Prefeitura. Mas, também, o prefeito não os atendeu. Apesar disso, no cômputo geral, Edson fez um balanço positivo “Mostramos a centenas de pessoas, por onde passamos, que o presidente Bolsonaro e seu ministro da economia, Paulo Guedes, trabalham contra o povo”, diz Edson.

No entanto, as manifestações tiveram início às 8h, na Câmara de Praia Grande, comandada pelo Sindicato local. “Foi mais uma etapa da luta contra esse atentado ao funcionalismo e principalmente à população, que poderá ficar sem os servidores públicos essenciais”, disse Adriano Pixoxó, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande.

Depois do almoço, os(as) sindicalistas montaram acampamento na frente da Câmara de Santos, onde receberam apoio das vereadoras Telma de Souza (PT), que promoveu recente audiência pública sobre a PEC 32, e Débora Camilo (PSOL). Ambas colocam seus gabinetes à disposição desta luta. Foi uma caravana de sucesso”, diz Fábio Pimentel, presidente do Sindicato dos Servidores Estatutários.

No fim da tarde, em Guarujá, após mudança de planos, o ato foi realizado diante do Paço Municipal. “Em todo o país houve a mesma mobilização contra a ‘pec’ que pretende acabar com os servidores e os serviços públicos garantidos constitucionalmente”, destacou o presidente do SindServ de Guarujá, Zoel Garcia Siqueira.

Outros apoios

Lideranças sindicais, políticas e estudantis manifestaram apoio à luta contra a PEC 32. Participaram os presidentes do Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport) e da Associação de Aposentados, Claudiomiro Machado Miro e Luiz Augusto de Almeida Filho.

Também marcaram presença o presidente e o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Saúde, Ademir Joaquim Irussa e Marcelo Alexandre Câncio dos Santos, e o diretor de base do Sindicato dos Jornalistas Carlos Norberto Souza. Representando outra categoria importante, o Sindicato dos Químicos da Baixada Santista acompanhou o ato unificado.

Já em nome do movimento estudantil, a presidente do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES), Aline Cabral, também se posicionou contrária à PEC 32, acompanhada pelo ex-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), Caio Yuji, que representou o PCdoB.

(Com informações do Sindest)

As manifestações do Movimento Basta repercutiram na mídia. Confira:

Servidores públicos protestam contra reforma administrativa em cidades da Baixada Santista (G1)

Jornal A Tribuna – 18/08

Confira as transmissões dos atos: