Violência antissindical não pode ser tolerada

Em Piracicaba, um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Refeições de Campinas e Região (SINTERCAMP) foi agredido pelo dono de um restaurante quando cobrava o respeito à convenção coletiva da categoria representada. O SindServSV presta solidariedade ao sindicalista Carlos Ferreira que buscava verificar uma denúncia anônima de irregularidades, segundo a qual, o estabelecimento paga salário abaixo do piso e valor da cesta básica inferior ao que foi definido em convenção, além de não pagar assistência médica.

“Diferentemente das outras vezes em que nós já chegamos com o carro de som e fazemos a fala, por ser em um bairro residencial e parecer uma empresa pequena, comentei com a equipe de descer e conversar com o proprietário. Chamei ele do lado de fora do estabelecimento para perguntar por que não está cumprindo a convenção”, afirmou. Ao saber da denúncia, o dono disse que não pagaria nada e perguntou como o sindicato sabia das irregularidades.

Agressões, xingamentos e…

Na tentativa de dialogar, Ferreira perguntou se o proprietário estava com problemas por causa da pandemia. Mas a resposta veio em forma de xingamentos como “sindicalista é tudo vagabundo” e “ainda bem que Bolsonaro está acabando com os sindicatos”.

Diante das agressões verbais do dono do restaurante, o dirigente sindical subiria no carro de som para discursar antes de ir embora. “Mas eu não tive nem tempo de virar e ele já veio a me agredir”, relatou. Após a violência física com uso de uma cadeira, ele conseguiu se levantar com a ajuda de outro companheiro.

… ódio à organização sindical

“O grande problema é a disseminação do ódio que esse presidente está fazendo. Enquanto esperávamos a chegada da polícia, o sujeito continuou discutindo, falando o nome do Bolsonaro e dizemos que somos todos ladrões”, disse, lamentando o ocorrido enquanto defendia direitos de trabalhadores(as). As medidas judiciais e políticas estão sendo tomadas. Um ato unitário em repúdio à violência antissindical será realizado em breve.

Não!

Quaisquer tentativas de impedir a livre organização e atuação sindical na defesa dos direitos da classe trabalhadora, merecem ser denunciadas e repudiadas. Isso diz respeito a todos que trabalham e lutam por uma vida digna.

Confira o vídeo.

Com informações do site Mundo Sindical