Vacinação diminui mortes de profissionais de saúde por Covid-19

“Estudos localizados indicam redução significativa de casos de covid-19 e também de mortes entre profissionais de saúde, após o início da vacinação, em janeiro”, escreveu, em matéria da Rede Brasil Atual, o repórter Rodrigo Gomes, publicada nesta terça-feira (13).

A matéria registra que dados do Conselho Federal de Medicina indicam que, em março, houve queda de 83% nas mortes de médicos, na comparação com janeiro: 59 profissionais. O Hospital das Clínicas de São Paulo teve seus 20 mil funcionários vacinados e registrou diminuição de 73,8% nos casos.

Segundo a reportagem, os resultados são preliminares e pedem novos estudos para confirmar a real efetividade da vacinação contra a Covid-19.

No Ceará, houve aumento de 74,6% nos casos, na população em geral, entre os dias 8 e 14 de março, em relação ao pico da pandemia em 2020. Porém, entre profissionais da saúde, caiu em 72% os novos casos, no mesmo período.

“Entre os profissionais de saúde não temos uma segunda onda e a única diferença entre um grupo e outro é a vacinação. Isso é sinal de que a imunização funcionou muito bem”, explicou Alcântara, em entrevista ao jornal O Globo.

Em Pernambuco, enquanto aumentou 27% os novos casos na população em geral, reduziram 9% entre os profissionais da saúde. Já na Bahia, a queda entre os trabalhadores da saúde foi de 24,4%, diante do aumento de 25,8% na população.

A reportagem informa, ainda, que o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, registrou diminuição de 30% nas ausências ou afastamentos de profissionais de saúde da “linha de frente” após a vacinação contra a covid-19.

E que os números da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná indicam que, em dezembro de 2020, “os trabalhadores da saúde representavam 3,4% dos novos casos de covid-19. Em 31 de março, correspondiam a 2,3% dos novos casos”.