Vacina para os servidores, já!

O SindServSV reivindica a vacinação prioritária de todos os servidores que estejam desempenhando suas atividades de forma presencial, dada a exposição de trabalhadores e trabalhadoras ao risco de contaminação no exercício de atividade de interesse público. Ofício foi enviado à Secretária de Saúde, Michelle Santos, e ao prefeito Kayo Amado, para formalizar a posição da entidade.

Como já se sabe, profissionais da saúde da linha de frente são mais expostos à contaminação. No Estado de São Paulo, técnicos e auxiliares de enfermagem (36717 casos confirmados), enfermeiros (14491 casos confirmados) e médicos (10171 casos confirmados) estão entre as categorias com mais contaminações confirmadas — dados da Secretaria de Estado da Saúde de 28/02/2021.

“Mas, diante dos índices de contaminação, internações e mortes em aceleração, os riscos são preocupantes para todos os servidores que desempenham serviços de atendimento presencial à população”, conclui Edson Paixão.

Vacinação para Agentes de Trânsito

O Sindicato também solicita a inclusão dos Agentes de Autoridade de Trânsito na lista de vacinação especial desenvolvida para os agentes da segurança pública, em decorrência do anúncio, nesta quarta (24), do Governo do Estado da vacinação de 530 mil profissionais da Educação e de forças da Segurança Pública contra a COVID-19. Segundo o anúncio, a partir de 5 de abril, 180 mil policiais civis, militares e técnicos-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas civis metropolitanos começam a ser vacinados. Não menciona os agentes de trânsito.

Cabe ressaltar que o artigo 144, inciso 10, que trata da Segurança Pública, na Constituição Federal, inclui os agentes de trânsito no rol de profissionais responsáveis pela fiscalização e garantia da segurança viária. Esse princípio constitucional se confirma no cotidiano, que mostra o caráter essencial dos serviços e funções desempenhados por esses servidores.

“Por isso, consideramos que a inclusão dos Agentes de Autoridade de Trânsito em efetivo exercício de suas funções é uma medida de extrema justiça. Portanto, solicitamos à Srª Secretária e ao Srº Prefeito o atendimento desta demanda”, afirma Edson Paixão, presidente do Sindicato.