Trabalhadores da saúde merecem valorização concreta

Em meio à pandemia, medidas simbólicas em homenagem a profissionais da enfermagem – e demais servidores da saúde – não bastam

Na quarta-feira (20/05), data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, uma estranha mistura de empresários, vereador e um dos departamentos da Secretaria da Saúde, prestou homenagem aos profissionais da enfermagem, com artistas vestidos de super-heróis entregando flores e balões. Mas, para além de balões e flores – que compuseram uma bela e emocionante homenagem! – é preciso reconhecimento de fato dos profissionais, que estão sempre na linha de frente na Saúde, ainda mais em meio a pandemia de Covid-19.

Essa atividade encerrou a Semana da Enfermagem, iniciada no dia 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) com o ato dos profissionais da enfermagem, em frente ao Hospital Municipal, em defesa de salários dignos e melhores condições de trabalho, denunciando a falta de equipamentos de proteção individual e atraso na cesta básica. A categoria reunida demonstra que ações meramente simbólicas não são suficientes. Por exemplo, há muito tempo esses servidores lutam pelo aumento do adicional de insalubridade de 20% para 40% e a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem diminuição de salário.

A pandemia de coronavírus reforça a necessidade de valorizar de verdade os trabalhadores, agora e de forma permanente. Exatamente um mês atrás (22/04), o SindServSV protocolou ofício junto ao Prefeito, com reivindicações para amparar os servidores que trabalham em ambiente hospitalar, no combate a pandemia de Covid-19.

No documento, o Sindicato requereu local adequado de descanso, repouso e alimentação, pagamento de insalubridade calculado pelo grau máximo para os trabalhadores (já aprovado na Câmara Federal). Também é necessário acolhimento psicológico para os servidores que lidam diretamente com os pacientes e/ou trabalham na área da Saúde, pois são afetados com tensões, traumas e estresse, principalmente nesta grave crise sanitária.

Algumas dessas reivindicações estão sendo atendidas pela Prefeitura, como o apoio psicológico e os testes para servidores da saúde. “Essas medidas precisam ser aprovadas e ampliadas, também, para depois da pandemia, tendo em vista que os trabalhadores da saúde – junto ao SUS – são essenciais para a Nação, na defesa da vida de brasileiros e brasileiras”, afirma a diretora Rita Bulhões. “Respeito e gratidão aos trabalhadores da linha de frente da saúde, seguimos na luta por melhores condições de trabalho”, conclui.