SindServSV reivindica mais segurança a servidores do CAPS Mater

Não é de hoje que trabalhadores e trabalhadoras reclamam da falta de condições de atendimento

O presidente Edson Paixão encaminhou ao Prefeito pedido de reforço na segurança das dependências do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mater III, principalmente em razão da transferência provisória do setor de psiquiatria do Hospital Municipal para essa unidade. “Por isso, é urgente a escalação da Guarda Civil Municipal ao local”, afirma Edson.

O presidente lembra que a questão já chegou a ser debatida pelo Sindicato tanto com a Secretaria de Saúde quanto em reunião do Conselho Municipal de Saúde. Segundo Edson, servidores estão vulneráveis a riscos constantes, em especial no plantão noturno, causados pela possibilidade de reações violentas de pacientes e a existência de medicamentos controlados que podem ser furtados por dependentes químicos.

“A transferência total da psiquiatria para a unidade demanda não apenas adaptações físicas e de processos de trabalho no local, mas também enseja o reforço da segurança, com a Guarda Municipal ou com a contratação de segurança particular via Fundo Municipal de Saúde”, acrescenta.

U R G E N T E

Um dia depois de protocolado o ofício acima, os trabalhadores da unidade já foram vítimas, ainda que indiretas da falta de segurança. Alguns pacientes, devido ao desequilíbrio mental, se tornam violentos e agressivos. Um deles, em surto, feriu-se gravemente e foi a óbito. Poderia ter ferido uma trabalhadora…