Coronavírus: Sindicato requer ação em defesa da saúde do servidor

É preciso agir em defesa da saúde dos servidores!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente (SindServSV) sugeriu ao prefeito Pedro Gouvêa que suspenda os serviços públicos não essenciais por prazo suficiente a minimizar os efeitos do ciclo de contaminação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Encaminhada nesta segunda-feira (16/03) ao Gabinete do Prefeito, a solicitação visa defender a saúde dos trabalhadores públicos municipais, bem como a integridade dos munícipes.

Cumprindo seu papel como entidade representante dos servidores públicos municipais, o SindServSV acompanha com preocupação as notícias da disseminação do Covid-19 e os debates sobre as medidas necessárias para a contenção do vírus, buscando amenizar os riscos de contágio. Inclusive, já existem casos confirmados na cidade e Região.

Desta forma, o Sindicato considera indispensável que a Prefeitura determina medidas mais efetivas no sentido de manter a maior parte dos servidores em suas casas. No entanto, para não prejudicar a população que necessita de serviços públicos essenciais, apenas os serviços das áreas da Saúde, Segurança Pública e Assistência Social seriam mantidos.

“Além disso, é dever da Prefeitura incentivar e adotar os procedimentos indicados pelas autoridades sanitárias nos locais de trabalho, garantindo os equipamentos e materiais necessários à proteção dos servidores e da coletividade”, afirma Edson Paixão, presidente do SindServSV.

“É importante que todos os servidores, principalmente os da área da saúde, sigam as orientações para reduzir os riscos de contágio, tais como lavar bem as mãos, manter certa distância, evitar aglomerações de pessoas, entre outras”, ressalta Rita Bulhões, auxiliar de enfermagem e diretora do Sindicato.

“Orientamos, ainda, aos servidores que entrem em contato com o Sindicato, caso a Prefeitura não disponibilize os equipamentos de proteção recomendados, como o álcool em gel e máscara”, afirma a dirigente.