Sindicato defende Abono para todos os servidores em atividade

Todos os servidores que permaneceram trabalhando normalmente ou em horários diferenciados também devem ser contemplados, sem distinção de secretaria ou função

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente defende, e registrará esta posicão oficialmente ao Sr. Prefeito nesta segunda feira (13), que o abono CORONA VÍRUS, que vem sendo debatido, seja concedido a TODOS os servidores que, por serem essenciais, não foram dispensados, nem colocados em teletrabalho ou remanejados para serviços internos.

Por meio do decreto nº 5192, o Prefeito Municipal estabeleceu as regras gerais para o serviço público em São Vicente durante o estado de emergência. Com base no art. 11 desse texto legal, aos secretários incumbia o DEVER de remanejar para teletrabalho ou serviços internos os trabalhadores e trabalhadoras que fizessem parte dos grupos de risco de desenvolver sintomas mais agudos da doença.

O SindServSV, ao longo das últimas semanas, interviu em todos os casos concretos que lhe foram apresentados, zelando pelo cumprimento da lei. Nada mais justo que o mesmo critério seja usado para conceder o abono Covid-19 que tem sido debatido na Câmara Municipal e incensado pelo Sr. Prefeito através de vídeos.

A exposição ao Covid-19 não acontece apenas nas unidades de saúde. Prova disso é a necessária a medida de fechar o comércio e instalar a quarentena social. Logo, todos os servidores que permaneceram trabalhando normalmente ou em horários diferenciados ficaram superexpostos pela necessidade de sair de casa para atender as demandas públicas.

No entendimento do Sindicato, é essa superexposição que deve ser compensada pelo abono em discussão. Logo, a todos que trabalham, sem distinção de secretaria ou função.

Embora os profissionais da saúde sejam fundamentais na atual crise que vivemos, há diversos outros servidores em atividade, como assistentes sociais, trabalhadores da limpeza, da segurança pública, obras e dos setores administrativos, cujos trabalhos também são essenciais ao  funcionamento da máquina pública, do sistema de saúde, do atendimento à população e da manutenção da cidade.