SindservSV acompanha projeto-piloto das 30 horas

Fruto da luta organizada, desafio agora é estender para toda a enfermagem

Os servidores da enfermagem da Unidade Básica de Saúde Central (UBS), na Avenida Antonio Emmerich, 509 – Vila Cascatinha – começaram, nesta segunda-feira (01/04), a atuar na nova jornada de trabalho de 30 horas semanais. Trata-se de um projeto-piloto que tem o objetivo de testar essa nova jornada. Teve início no dia 1º de abril, mas a notícia é verdadeira.

Diretores do SindServSV, Rita Bulhões e Marcelo Arias visitaram a unidade para conversar com os trabalhadores sobre as expectativas da equipe com as mudanças. Os servidores demonstraram satisfação e estão animados com a nova carga horária.

“É importante destacar que vitórias como essa acontecem quando diversos atores concorrem para o mesmo resultado. Essa conquista é fruto da organização da categoria e ação política coordenada do Sindicato, Coren, Câmara e Prefeitura”, afirma Arias.

Ele explica que a nova jornada de trabalho representa um acréscimo de 25% no valor da hora-trabalho e que o principal ganho é qualidade de vida. Tempo com a família, lazer, descanso e outras atividades.

O sindicato está acompanhando de perto o andamento do projeto-piloto, porque representa uma pauta há muito tempo esperada. Nesta sexta-feira (05/04) diretores visitarão a unidade para fazer avaliação da primeira semana.

“A ideia é ouvir as expectativas das servidoras e estudar o impacto no trabalho cotidiano, sempre em conjunto com a equipe da UBS Central, com o objetivo de estender a redução da jornada a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem”, esclarece Rita.