Sindicatos da Região na defesa dos serviços públicos e servidores

Nesta sexta-feira (25/09), o presidente do SindServSV, Edson Paixão, participou de reunião com presidentes de sindicatos representativos de servidores públicos municipais, tendo em vista fortalecer a organização conjunta e planejar ações de debate e mobilização contra a proposta de “reforma administrativa” do governo Bolsonaro. O encontro se deu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande.

Além de São Vicente, marcaram presença os presidentes de sindicatos de Santos, Praia Grande, Guarujá e Cubatão. Em consenso, os sindicalistas consideram essa “reforma” uma verdadeira tentativa de destruição do Estado brasileiro.

Foi aprovada a proposta de realizar uma série de seminários virtuais (webinários) para estimular o debate em torno dos riscos decorrentes da eventual aprovação desses ataques aos direitos dos(as) trabalhadores(as) do setor público e aos serviços públicos.

O primeiro webinário ainda não tem data definida, provavelmente serão três, fechando em um quarto com uma grande plenária, para definir propostas que serão encaminhadas às federações, centrais sindicais, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e demais autoridades do País.

Outra forma de ação que ficou acertada foi, cada sindicato, dialogar com as presidências das Câmaras Municipais sobre as preocupações das categorias em relação a “reforma administrativa”. O próximo evento é na Câmara Legislativa de Guarujá, no dia 30, quarta-feira, às 11 horas.

Segundo Edson Paixão, o objetivo é mostrar a realidade à comunidade. “As coisas acontecem nas cidades e quem executa os serviços públicos é o servidor ou servidora. Por isso, é fundamental destacar a importância dos trabalhadores do serviço público, desmascarando as mentiras do Governo Bolsonaro”.