Sindicatos buscam ampliar forças em defesa dos serviços públicos

O presidente do SindServSV, Edson Paixão, participou da Live do Servidor, promovida pelo Sindicato dos Servidores Estatutários do município de Santos (Sindest), para debater as PECs 32 e 186 – Impacto na vida e no futuro da categoria na Região e discutir propostas de ação conjuntas. Além do presidente do Sindest, Fábio Pimentel, participaram os líderes dos sindicatos de Praia Grande e Guarujá, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’ e Zoel Garcia Siqueira.

O presidente do SindServSV abordou a PEC 32, que visa eliminar a estabilidade. “Mas esquecem que o servidor só tem estabilidade porque abriu mão do direito ao FGTS para estar protegido de perseguições dos governantes de plantão e, no caso de dirigentes sindicais, ter autonomia para representar a categoria”, ressaltou Edson.

Nas considerações iniciais, Pimentel denunciou que as PECs 32 e 186 visam, acima de tudo, o desmonte do Estado e dos serviços públicos. ‘Pixoxó’ afirmou que o Governo Bolsonaro retira direitos dos “menos favorecidos”, ao invés de combater os verdadeiros privilégios, usufruídos por políticos, magistrados e outros detentores de altos cargos de Estado.

Siqueira destacou o caráter neoliberal deste governo – e das PECs – que busca enfraquecer o papel do Estado no desenvolvimento nacional e na oferta de serviço públicos. Por isso, segundo ele, servidor público não deveria votar em políticos com esta ideologia, principalmente, porque vivemos em um país desigual que necessita de serviços públicos estruturados.

Edson Paixão concordou que a PEC 32 “é porta aberta para as terceirizações” e ressaltou a importância dos servidores públicos no combate à Covid-19 e na execução das políticas públicas. Ele demonstrou preocupação.

“Sempre sou otimista, mas desta vez vejo um quadro muito difícil, porque a própria população – que poderia jogar a favor já que se beneficia dos serviços públicos – não entende isso e bate em nós, servidores, que estamos no dia-a-dia servindo as pessoas. Mas, com muita luta e coragem, vamos vencer”, afirmou.

Além de analisarem as PECs (32 e 186) e a situação política do País, os sindicalistas aprovaram proposta de envio de ofícios às Câmaras, associações comerciais, sociedades de melhoramentos de bairros, entidades de trabalhadores e empresariais para esclarecimentos sobre as ameaças contidas nas medidas.

A ideia foi do presidente do SindServSV de Guarujá. “Não podemos ficar apenas na nossa bolha de servidores, como se os problemas fossem exclusivamente nossos. A sociedade também é duramente atingida pelas medidas do governo”, disse Siqueira.

Para Edson Paixão, os sindicatos precisam encontrar formas de se comunicarem melhor com a população para esclarecer que “o futuro do Brasil depende da preservação dos serviços públicos”. Com isso, o objetivo é agregar mais forças para a defesa desta causa.

A atividade foi realizada no momento em que a PEC 186/2019 passava por votação na Câmara dos Deputados em primeiro turno. O vídeo da “live” está disponível na página do Sindest (Confira: https://fb.watch/49fi4pYAP1/).

Acesse o site da Rede de Ação “Contra o Desmonte do Serviço Público”:

www.diganaoapec32.com.br