Sindicato rejeita primeira proposta do Prefeito

Na manhã desta terça (20), ocorreu mais uma reunião entre os Sindicatos de servidores públicos (SINDSERVSV e SINTRAMEM-SV) e a Prefeitura para discutir a parte financeira da campanha salarial.

Mais uma vez a Prefeitura insistiu no cumprimento da legislação federal que impede, segundo eles, a concessão de aumentos acima do reajuste inflacionário. Para conhecer o texto da Lei de Responsabilidade Fiscal, clique aqui (atenção aos artigos 18 a 22, em especial o parágrafo único deste último).

Os sindicatos insistiram que as projeções apresentadas pela Secretaria da Fazenda estavam muito conservadoras e que a cidade vem apresentando melhora significativa na arrecadação, em especial após a revisão da Planta Genérica de Valores. Na opinião dos Sindicatos nada justifica o conservadorismo apresentado, exceto a vontade política de empurrar os problemas da má administração da cidade para o bolso do servidor, mantendo o arrocho salarial dos últimos anos.

Após a insistência dos Sindicatos e a argumentação dos participantes sobre formas criativas de beneficiar o servidor em itens salariais que não produzem impacto na rubrica de “Despesa com Pessoal”, o Prefeito pediu para que os Secretários da Fazenda e da Administração trabalhassem em outra proposta para apresentar aos Sindicatos na sexta-feira (23).

Segundo o Presidente Edson Paixão, “faz parte do processo essas várias rodadas de conversa. Também temos as nossas contas, planilhas e projeções e acreditamos que é possível melhorar a contraproposta da prefeitura. Nosso salário está defasado faz três anos e não podemos aceitar qualquer trocado. Entendemos os limites legais, mas existem formas de amenizar os problemas dos servidores sem ferir a lei”.

A espera se estende até sexta-feira, quando os Sindicatos receberão outra proposta para submeter às categorias.