Sindicato realiza primeira setorial com quadro especial

Trabalhadores do segmento da varrição do Quadro Especial estiveram presentes, no Sindicato, nesta terça-feira (17/10) para participar de uma das primeiras setoriais desde que o pessoal da antiga Codesavi foi incorporado à Prefeitura por decisão judicial.

Durante a reunião, as reclamações foram sobre a perda de identidade, autoestima e desânimo desses profissionais, que, segundo os quais, se encontram em uma espécie de limbo entre as regras da CLT e do Estatuto dos servidores. Sem os direitos de um ou de outro, só com as obrigações. Segundo os trabalhadores, muitas vezes, nem a Prefeitura sabe qual legislação seguir.

A falta de equipamentos individuais de proteção, uniformes e disparidades na organização da jornada de trabalho também são questões a serem resolvidas. Para o diretor Arthur Godoy, o sentimento de desânimo é comum à boa parte da categoria. “Mesmo sentimento diante da postura da Prefeitura que não valoriza os servidores”, disse.

Mas a diretoria do SindServSV está dedicada a aprender a defender os interesses do Quadro Especial. “Estamos definindo balizas da luta para os trabalhadores não perderem mais direitos e também para melhorar a situação, em contexto em que a Administração os considera indesejados”, afirma a diretora Danielle Rabelo.

“Procuramos juntos com os trabalhadores o que melhor atende os seus anseios e necessidades. O diálogo segue com essa parcela importante do quadro da Prefeitura”, garante o secretário geral Marcelo Arias.

O diretor Júlio Cezar lembra que o “Sindicato é o instrumento legítimo para abrigar e conduzir as lutas dos trabalhadores. Por isso, a sindicalização é fundamental”.

Balanço

“Bastante esclarecedora e construtiva. A gente não está acostumado com setorial, antigamente era reunião com todo mundo junto e uma confusão. Entendi que assim podemos falar e entender melhor sobre os problemas do setor”, opinou Rosângela Rodrigues.

“Gostei da reunião. Foi bem construtiva. Espero que dê tudo certo e que a gente conquiste o melhor para todos”, desejou Marli Corrêa dos Santos.