Sindicato pede esclarecimentos à Caixa de Saúde

Servidores reclamaram a existência de uma “lista” de bloqueados para atendimento nos hospitais conveniados.

O SindServSV questionou a Caixa de Saúde e Pecúlio dos Servidores Municipais de São Vicente  sobre as reclamações de servidores de que o atendimento de urgência e emergência nos hospitais conveniados estava condicionado a uma consulta em lista enviada pela Caixa.

Em resposta, a Caixa informou que os hospitais conveniados passaram a receber todo mês “uma lista de servidores que no mês de competência tiveram seus vencimentos suspensos pela Prefeitura Municipal de São Vicente, logo, não havendo recolhimento do desconto referente à Caixa-Saúde em seus holleriths”(sic).

A Caixa confirmou que alguns servidores, mesmo suspensos, realizaram procedimentos médicos em um dos hospitais conveniados de forma indevida e conseguiram que o departamento de faturamento registrasse o pagamento do atendimento. Isso causou problemas administrativos entre a Caixa de Saúde e o hospital.

O órgão explicou, ainda, que a suspensão dos vencimentos ocorre quando servidores faltam ao trabalho mais de 30 dias de forma injustificada, em caso de licença-sem-vencimentos e em razão de pedidos de cancelamento do pagamento à Caixa por meio de Mandado Judicial.

“Diante do exposto e da emergência dos fatos tal resolução foi tomada (…) para evitarmos maiores problemas futuros, causados por possíveis usos indevidos de tratamentos cirúrgicos ou internações de longa permanência para segurados sem recolhimento mensal, em prejuízo dos segurados regulares”, finalizou a nota.

O assunto será debatido na próxima reunião do Conselho de Administração.