Sindicato participa de ato virtual do Dia Internacional da Mulher

O SindServSv participou do ato virtual unificado em alusão do Dia Internacional da Mulher (8 de março), realizado neste domingo (7). Mulheres de diferentes cidades da região participaram da manifestação. A vice-presidente, Rita Bulhões, representou o Sindicato. “Mesmo com direitos conquistas, ainda nos falta igualdade salarial e na divisão de tarefas, muitas vezes somos desvalorizadas e desrespeitadas nos ambientes que frequentamos, inclusive em nossos locais de trabalho onde somos assediadas por colegas e superiores, às vezes, de forma explícita e, outras, velada”.

Algumas das principais questões abordadas foram a redução do investimento em saúde e serviços de proteção à mulher, em consequência da Emenda Constitucional 95/2016, e a omissão de Bolsonaro durante a pandemia. Denunciou-se também que essa situação faz com as mulheres tenham que continuar a se desdobrar para dar conta das tarefas domésticas e da vida profissional. Em sua fala, Rita Bulhões lembrou que “as mulheres são maioria na sociedade e no serviço público, e não pararam nem quando a pandemia chegou. Muito pelo contrário”.

Houve também críticas à PEC 32 e 186, que sacrificam as servidoras e os servidores como se fossem responsáveis pela crise econômica e os desmandos governamentais, quando na verdade executam os serviços públicos e são fundamentais no combate a Covid-19. Foi consenso, ainda, a defesa do auxílio emergencial de R$ 600 enquanto houver pandemia e vacinação para a população

“Nós, mulheres, precisamos estar unidas em busca de igualdade e respeito. Você, mulher, que luta por igualdade de direitos, junte-se a nós. Só juntas somos fortes!”, conclamou.

O ato regional foi realizado virtualmente, por conta da inclusão da Baixada Santista na fase vermelha do Plano São Paulo, com a participação representantes coletivos, sindicatos, partidos políticos, organizações estudantis, feministas e antirracistas.

Confira a participação do SindServSV: https://fb.watch/46tQWKQEm5/

Assista ao ato completo: https://fb.watch/46ua4b_IVo/