Sindicato fortalece Compir de São Vicente

Na semana passada, a Portaria nº 51 da Secretaria de Governo, publicada no Boletim Oficial do Município (BOM), nomeou as diretoras Cleide Ferreira e Gislaine Camilo, respectivamente, nas cadeiras titular e suplente de Representante de entidade em prol de mulheres negras junto ao Compir – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Em votação no dia 11 de maio, elas foram eleitas para ocupar uma das cadeiras em vacância (ou seja, não era ocupada por nenhum representante).

“Fazer parte do Compir é algo que faltava na minha caminhada de lutas contra o preconceito racial. Ocupar a cadeira de representação da mulher negra faz com que me sinta orgulhosa de ser uma voz para levar as angústias das mulheres que sofrem”, afirma Cleide.

O Compir é composto por um representante suplente do segmento de Religiões de Matrizes Africana/Candomblé; um representante suplente do segmento de Movimento Cultural Negro; um representante suplente do segmento de comunidade cigana; um representante titular e um suplente da comunidade indígena e outras etnias; um representante titular e um suplente de entidade que atue com criança, adolescente ou juventude; um representante titular e um representante suplente de entidade de luta por direitos do movimento negro; e um representante titular e um suplente de entidade em prol de mulheres negras.

A suplente Gislaine Camilo lembra que o momento significa uma retomada do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial após período de inatividade. “Mas o Compir é um espaço importante para formulação de diretrizes e a promoção de medidas que garantam direitos das comunidades negra, indígena, cigana e de outras etnias que sofram”, salienta.

Segundo Cleide, juntamente com as demais integrantes do Compir, o objetivo é procurar formas de combate ao racismo estrutural. “Por essas e outras, esse conselho deve ser fortalecido. A nossa participação será para somar”.

Foto: diretora Cleide Ferreira, na votação em 11 de maio, no Parque Cultural Vila São Vicente