Sindicato exige testes de COVID19 para trabalhadores da Segurança

Trabalhadores que trabalham em contato com o público também precisam ser testados.

Além do pessoal da “linha de frente”, que trabalha diretamente com o paciente contaminado, existe um contingente de servidores que atuam na “retaguarda”, impedindo aglomerações, orientando a população e trabalhando para evitar aglomerações e fazer cumprir as regras do isolamento social.

Entre esses trabalhadores estão os da Guarda Civil Municipal. Eles são responsáveis, entre outras coisas, por evitar a ocupação da faixa de areia e, em apoio à Polícia Militar, aglomerações nos bairros. Também atuam na entrada dos prédios públicos, especialmente no Paço Municipal, sendo a primeira linha de informações e triagem de atendimentos.

Esses trabalhadores que atuam em contato com o público estão vulneráveis à contaminação e precisam ser testados para COVID19. Essa medida tem dois objetivos: o primeiro é tranquilizar os servidores quanto à sua própria saúde e a possível ameaça que eles possam representar à saúde de seus entes queridos. O segundo objetivo é identificar contaminados COVID que estejam assintomáticos e exercendo suas funções de contato com o público e tornando-se, portanto, agentes de contaminação que devem ser afastados das suas funções e isolados temporariamente.

O Sr. Prefeito tem dito nas lives que foram comprados muitos testes e que todos os servidores serão testados. Está na hora de deixar de ser só promessa.