Sindicato esteve representado na eleição do Conselho Tutelar

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente, na pessoa da diretora Mariany Castro Vieira, conduziu o processo de forma democrática e dedicada

A posse dos conselheiros tutelares eleitos de São Vicente, realizada na sexta-feira (10/01), representou a linha de chegada do longo processo de eleição e formação dos novos membros do Conselho Tutelar. Neste período, o SindServSV desempenhou papel fundamental por meio da dedicação da sua representante no CMDCA,  Mariany Castro Vieira, que desempenhou a função de presidente da Comissão Eleitoral, conduzindo os trabalhos de forma incansável e ética.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é o órgão responsável por defender e fiscalizar as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Além disso, o conselho é responsável por criar a Comissão Eleitoral, que organiza todas as etapas do pleito que elege os novos conselheiros tutelares do Município. Ou seja, a tarefa de conduzir esse processo exige firmeza e compromisso em relação ao papel do Conselho Tutelar, cuja missão é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Mariany Castro Vieira destacou que um dos principais desafios foi fazer com que o processo ocorresse de forma democrática e oferecer aos novos conselheiros tutelares as condições necessárias para o exercício de suas funções, por meio de orientações e cursos de formação sobre as atribuições do Conselho Tutelar.

A atuação da representante do Sindicato no CMDCA e na comissão eleitoral, sempre pautada pela garantia da lisura e independência da eleição ao Conselho Tutelar, foi uma importante contribuição do SindServSv ao essencial papel do Conselho Tutelar e do CMDCA como garantidores do bem-estar e da dignidade humana da crianças e dos adolescentes de São Vicente.

Para o presidente Edson Paixão, a atuação da diretora “é um orgulho para a entidade. Entendemos que contribuir para melhorar a sociedade, inclusive participando e atuando dos conselhos de políticas, é nossa missão institucional e compromisso de campanha”.

A posse dos conselheiros tutelares, com mandato até 09 de janeiro de 2024, fecha com ‘chave de ouro’ a participação do Sindicato nesse processo.