Sindicato e enfermagem retomam articulação pelo piso salarial

Na noite desta terça-feira (10/01), dirigentes do SindServSV se reuniram com profissionais da enfermagem do serviço público municipal para debater os próximos passos da luta em defesa do piso nacional da enfermagem, cuja lei 14434 (suspensa pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso) ainda necessita de definição do Congresso Nacional sobre financiamento público para a concretização.

Mesmo sendo um movimento nacional, essa luta receberá a contribuição obstinada do Sindicato com os auxiliares de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Diante disso, a questão ‘o que fazer?’ sempre está na ordem do dia. “Em primeiro lugar, no entanto, a unidade da enfermagem com seu legítimo representante em São Vicente, o SindServSV, é fundamental. O papel do Sindicato é canalizar e potencializar essa luta”, afirma a vice-presidente do Sindicato, Rita Bulhões.

Nesta primeira reunião de 2023, ficaram definidos o encaminhamento e a apresentação de uma moção para a Câmara Municipal no sentido de conseguir apoio dos vereadores ao piso salarial da enfermagem, inclusive tocando em outros pontos sensíveis para a enfermagem: as condições de trabalho.

Para facilitar a participação dos servidores, as próximas reuniões serão em horários flexíveis, em períodos alternados e nos plantões ímpares. “Faremos todo o possível para que a gente consiga se fortalecer ainda mais”, ressalta Rita.