Sindicalizados tem acesso gratuito a serviços de saúde

A saúde é essencial para qualquer trabalhador, em qualquer idade, afinal, como é possível ter um bom desempenho no serviço se o corpo não estiver são para realizar as tarefas necessárias?

Pensando nisso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente (SindServSV) oferece gratuitamente aos sindicalizados diversos serviços associados à saúde, bastando estar devidamente cadastrado e com a mensalidade em dia para realizar agendamentos.

Dentre os serviços disponíveis, estão:

• Tratamentos terapêuticos;
  • Tratamento odontológico;
  • Serviço de transporte para realização de exames e consultas médicas.

A língua fala

Estudos comprovam a importância da massoterapia para a saúde do trabalhador, pois o tratamento leva à prevenção de dores, estresse e de cansaço mental e físico do paciente, aliviando assim as tensões do dia a dia e proporcionando o seu bem-estar.

Massagens e acupuntura estão disponíveis aos sindicalizados, mas para além disto, eles também contam com uma gama de terapias integrativas, das quais os trabalhadores e aposentados podem se consultar com profissionais que utilizam a abordagem da medicina tradicional chinesa, que analisa o corpo como um todo, considerando que todos os órgãos estão ligados entre si.

“Os órgãos e vísceras tem sentimentos, e através disso, nós fazemos um prognóstico para ver como vamos tratá-lo (o paciente), olhamos o seu aspecto e vemos qual será a melhor abordagem”, explica o terapeuta Antônio Rafael Sousa Santos, 68, que atende na sede do SindServSV.

Aposentada sindicalizada se consultando com o doutor Rafael. Foto: Otavio Alonso

Segundo Rafael, a “língua fala” sobre a saúde de diversos órgãos. Cada parte dela tem relação direta com outros setores do corpo humano, e os principais órgãos que se manifestam, de acordo com o médico, são “fígado, coração, rins, pulmão e estômago,” e é por isso que, como padrão a primeira análise feita no paciente é na língua, o que facilita o diagnóstico.

A partir disto, vai ser decidido como o paciente será tratado, podendo ser adotados métodos como auriculoterapia, acupuntura sistêmica, massagem terapêutica, ventosas, moxan, reflexologia entre outros.

Trabalhe sorrindo

Trabalho é coisa séria, sem ele nós não vivemos bem, e a sociedade não funciona. Mas não é por isso que não se pode mostrar os dentes (de vez em quando) quando estiver no serviço.

Trabalhador sindicalizado em consulta odontológica. Foto: Otávio Alonso

Sendo assim, o departamento de odontologia do SindServSV disponibiliza em seu consultório, serviços odontológicos como restauração, extração de siso, limpeza, aplicação de flúor, raspagem de tártaro, tratamento de canal, reabilitação da saúde bucal, prótese, entre outros.

“Qualquer patologia bucal atrapalha o trabalho, é perigoso por exemplo, você lidar com máquinas sentindo dores nos dentes ou na gengiva, a pessoa pode cometer erros que podem ser fatais”, afirma Eduardo Jamar de Queiroz Radighieri, 51, dentista que atende na sede do SindServSV.

Radighieri lembra que além da importância para a autoestima de ter dentes bonitos, a boca é uma porta de entrada para outras patologias, por isso a sua saúde desse órgão é tão importante.

O dentista comemora também que desde abril, o departamento de odontologia do SindServSV passou a disponibilizar aos seus associados, a oportunidade de por aparelho dental com desconto, benefício que não existia antes.

Transporte gratuito

Com as altas tarifas do transporte público, e os preços ainda mais altos nos aplicativos de mobilidade, muitas vezes fica difícil para o trabalhador ter cuidado com sua saúde, por conta da dificuldade de comparecer aos locais de exames e consultas médicas.

Imagem ilustrativa da frota de carros do SindServ. Foto: Otávio Alonso

Pensando nisso, fica disponível aos associados do SindServ, o serviço gratuito de remoção para apoiar a saúde, sendo possível contar com veículos para remoção em toda a Baixada Santista e até na Capital. O motorista Paulo Sérgio de Souza, 61, mais conhecido como “Paulinho”, trabalha à 15 anos no serviço de remoção do SindServSV.

Ele conta com muita satisfação que com a ajuda de seus serviços, já viu vários pacientes sendo curados, sendo que a viagem mais longa que fez foi de São Vicente até o município de Sorocaba, no interior paulista.

Acabamos fazendo coisas que até são fora da nossa obrigação. Um exemplo é a dona Yara; ela fazia tratamento de câncer na beneficência portuguesa de Santos, no começo ela entrava muda e saia calada do carro, até o dia que fez a remoção junta da dona Vera Isa, que falava muito. Nesse dia, a Vera entrou no carro, olhou pra trás e disse ‘oi bom dia, o que você tem?’; eu acho que era isso que a dona Yara precisava, de alguém que fosse mais agressivo para puxar assunto, e isso fez muito bem pra ela por que foi ali que começamos a fazer amizade. Ela começou a frequentar o sindicato, vinha na ioga, na festa da tainha, curou sua depressão e até arrumou um namorado”, conta Paulinho, relembrando bons momentos do seu trabalho.

Descontos em convênios

Sindicalizados também podem usufruir de descontos em empresas e serviços conveniados ao sindicato, como clínicas de atendimento médico, farmácias, óticas, e fisioterapia.

Confira aqui uma tabela com os serviços, locais e o contato das empresas conveniadas com o SindServSV.

O SindServSV fica localizado na rua Visconde de Tamandaré, 234, no Centro de São Vicente, o What’s App da secretaria é (13) 3569-1300.