Setembro Amarelo: Todos juntos pela vida!

Fique mais atento as frases como “Eu não aguento mais essa vida”, “Os outros vão ser mais felizes sem mim ”ou “Eu preferia estar morto”. Se você já ouviu algumas dessas frases, fique atento! Elas podem ser sinais urgentes de sintomas verbalizados de um indivíduo que pode estar prestes a cometer um suicídio.

O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, visa sensibilizar e conscientizar a população, organizações engajadas, sobre a questão, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo todos os anos. Ainda de acordo com a OMS, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos e o número de tentativas pode superar em até quarenta vezes as mortes por esta causa.

Atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Quando verificado por faixa etária, os idosos são os que mais preocupam, as taxas sobem para 8,9 mortes por 100 mil, nos últimos seis anos. Envenenamento e intoxicação são os meios mais utilizados e os homens são os que mais morrem por suicídio e 60% são solteiros, revelam os dados do Ministério.

 

Disque 188

Discando 188 é possível conseguir apoio para superar momentos de crise, a ligação é gratuita em todos os estados do país e no Distrito Federal. O serviço é fruto de parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Ministério da Saúde para prevenir o suicídio.