Servidores conquistam projeto-piloto por 30 horas na Enfermagem

Bandeira histórica do SindServSV e da categoria começa a sair do papel em SV

Os profissionais da enfermagem e o SindServSV conquistaram uma vitória importante na luta pela jornada de 30 horas nas unidades de saúde do Município. Nesta quarta-feira (27/03), o jornal Diário do Litoral informou que a Prefeitura vai iniciar, no primeira semana de abril, o projeto-piloto na Unidade Básica de Saúde Central (UBS), na Avenida Antonio Emmerich, 509 – Vila Cascatinha – os funcionários vão atuar pela jornada de 30 horas semanais.

Essa é uma luta histórica do segmento e do SindServSV, na defesa da redução da jornada para os profissionais da enfermagem da rede pública de saúde. Essa bandeira consta há muitos anos na Pauta de Reivindicações do Sindicato.

“Defendemos a implantação do regime de 30 horas para todos os profissionais de enfermagem e para os demais profissionais que atuam na área da saúde, sem perda de vencimentos e benefícios”, destaca o presidente Edson Paixão. Segundo o dirigente, a conquista de uma parte da categoria não se contrapõe às demais, ao contrário, impulsiona outras lutas.

Após levar em conta relatório de uma comissão técnica, o prefeito Pedro Gouvêa assumiu o compromisso de implantar um projeto-piloto, que agora é anunciado. A comissão é formada por representantes do SindServSV, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Saúde.

Criada pelo governo, a pedido do Sindicato, essa comissão estudou o funcionamento das unidades de saúde de São Vicente, analisando o número de servidores e as adaptações necessárias para viabilizar a redução da jornada.

A diretora Rita Bulhões espera que este seja o primeiro passo para a redução da jornada para todo o setor da enfermagem. “Mas, já é um vitória, que mostra que só a mobilização e a união de todos podem gerar conquistas para os servidores”. Agora, o SindServSV deve dialogar com os trabalhadores e as trabalhadoras para pensar as próximas etapas da luta.

Comunicação/SindServSV