Servidoras da saúde recebem primeiras doses da vacina

São Vicente começou a primeira fase de vacinação nesta quarta-feira (20), na sede administrativa da Secretaria da Saúde, onde duas profissionais da saúde receberam as primeiras doses. Nesta fase, o primeiro lote da Coronavac será destinado a trabalhadores da saúde envolvidos no combate à Covid-19 em hospitais, unidades de pronto atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As primeiras servidoras que receberam as doses iniciais da vacina foram a auxiliar de enfermagem Sônia Maria Ramos, de 72 anos, que trabalha na Sala de Emergência do Hospital Municipal e tem 26 anos de serviço público, e Zenira de Mello e Silva, de 66 anos, enfermeira do Centro Cirúrgico, com 16 anos de Prefeitura, e diretora de base do Sindicato.

Após receber a dose, Zenira declarou: “Eu me sinto muito feliz por estar nesse momento aqui, sendo a primeira pessoa a ser vacinada na cidade. Isso é pelo bem de todos. Acho que todos devem continuar mantendo aquele cuidado do distanciamento, usar a máscara e o álcool em gel para o nosso bem. E essa vacina veio realmente em um momento certo para todos nós. Vamos passar novamente a ter o normal da nossa vida”.

Segundo a Prefeitura, na manhã desta quarta, chegou um caminhão com 3.880 doses da vacina Coronavac (Sinovac e Instituto Butantan) contra a Covid-19, que foram armazenadas nas 12 câmaras de vacina da Central de Imunização da Secretaria da Saúde para, em seguida, serem distribuídas entre os 26 postos que vão participar da campanha de vacinação.

Já no primeiro dia de campanha, devem receber as primeiras doses cerca de 350 profissionais da saúde, que foram escolhidos por trabalharem diretamente no combate à Covid-19, no Hospital Municipal (antigo CREI), na Maternidade Municipal e no Hospital São José, onde também existem leitos de UTI Covid-19 ligados ao SUS.

Proteção a quem cuida

Rita Bulhões, auxiliar de enfermagem e vice-presidenta do SindServSV ressalta a necessidade de proteger os(as) profissionais de saúde. “Além de estarem na linha de frente dos cuidados aos pacientes de Covid, ainda vão ter o papel importantíssimo e a responsabilidade de aplicar a vacina. Por isso, precisam estar protegidos para desempenharem seu papel com mais segurança”.