Servidor, denuncie se você for vítima de assédio, abuso ou coação

A diretoria e o departamento jurídico do SindServSV estão à disposição

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lançou um canal para abrir o diálogo e proteger o trabalhador que sofreu ou está sofrendo algum tipo abuso por parte do patronato. Segundo a CSB, a qual o SindServSV é filiado, o Governo Federal vem tentando sabotar as medidas de proteção e distanciamento social contra a Covid-19, além de se aproveitar da atual crise para destruir a legislação trabalhista do Brasil. “Bolsonaro e Guedes vem penalizando os trabalhadores brasileiros”

O trabalhador que estiver sendo vítima de assédio, abuso, coação, está trabalhando sem equipamento de proteção ou sendo obrigado a assinar algum tipo de acordo individual abusivo, basta enviar sua denúncia à CSB via WhatsApp: (11) 98822-9798 ou endereço csb@csb.org.br.

Já os servidores públicos municipais de São Vicente podem e devem entrar em contato com o SindServSV caso sofram algumas das situações acima descritas. As denúncias de assédio não podem ser anônimas. Serão tomadas a termo e protocoladas como processo administrativo e judicial. Mesmo durante a pandemia, a diretoria do sindicato se reveza em regime de plantão para atender os servidores.

Desta forma, o Sindicato pode tomar as medidas necessárias à defesa dos direitos dos servidores, tanto por meio da atuação da diretoria quanto pelo suporte do Departamento Jurídico.

Para entender melhor

O assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Formas mais comuns de assédio:

• Isolamento do grupo
  • Impedir de se expressar e não explicar o porquê
  • Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em frente aos pares
  • Culpabilizar/responsabilizar publicamente, podendo os comentários de sua incapacidade invadir, inclusive, o espaço familiar
  • Desestabilizar emocional e profissionalmente
  • Impor ao coletivo sua autoridade para aumentar a produtividade

I M P O R T A N T E

Se você é testemunha de cena(s) de humilhação no trabalho supere seu medo, seja solidário com seu colega. Você poderá ser “a próxima vítima” e nesta hora o apoio dos seus colegas também será precioso. Não esqueça que o medo reforça o poder do agressor!