Quem avisa, um dia cansa!

Prefeitura admite atraso no salário de junho, que será depositado no sábado (30), e silencia sobre pagamento de atrasados. Instituto de Previdência garante pagamento dos aposentados em dia.

A cidade e em especial os servidores públicos sofreram muito nas mãos de gestores irresponsáveis. O primeiro ato de gestão do atual prefeito teve que ser garantir à categoria que todas as dívidas seriam pagas e comprometer-se em não atrasar mais os salários. Em todas as entrevistas do início da sua gestão, as palavras do prefeito eram sobre como fazer do funcionalismo uma prioridade.

A credibilidade do prefeito está ameaçada pela ação deletéria de seus assessores e secretários. A um conjunto de maus-tratos e assédios se somam pequenos atrasos que se tornam um desconforto para os servidores: vale transporte, licença prêmio e agora o salário. O dia de pagamento definido em acordos coletivos desde 1998 é o último dia útil do mês.

Além disso, o cronograma de pagamentos das verbas atrasadas – férias, horas extras, rescisórias – nunca foi cumprido integralmente pela Secretaria da Fazenda, em flagrante desrespeito aos servidores e ao próprio prefeito.

Já não se ouve mais o prefeito falar em priorizar o servidor. E isso não combina com os atos da prefeitura. O sofrimento e a angústia daqueles que dedicam suas vidas ao serviço público, razão de ser da prefeitura, perderam espaço no discurso e na motivação dos atos administrativos. O superávit financeiro tem priorizado o pagamento de outros credores, mais poderosos que os servidores, como o Estado e a União.

Mantendo o compromisso com a categoria, o Instituto de Previdência avisou ao sindicato que conseguirá garantir o depósito dos aposentados no último dia útil (29), como deve ser.

O Sindicato, através de sua diretoria, deixou claro ao Prefeito e seus secretários que a categoria deveria ser levada a sério. As flutuações no fluxo de pagamentos, atrasos e interrupções, provocam crises de confiança. E crises de confiança provocam reações. A categoria não deve permanecer imóvel. Organizada em sindicato deve encontrar novas saídas para satisfazer seus direitos e interesses, sem ilusões em promessas.