Profissionais do SAMU apontam falhas no serviço

Nesta terça-feira (26), um grupo de trabalhadoras e trabalhadores do SAMU realizaram a apresentação do serviço à Secretária de Saúde, Michelle Santos, que ainda não pode visitar pessoalmente as unidades. Representando o SindServSV, o presidente Edson Paixão, a vice-presidente, Rita Bulhões, e as diretoras Sheyla Monzillo e Ana Patrícia de Moraes Sales, marcaram presença nesta reunião.

Não foi apenas momento de apresentação do serviço. Segundo a diretora Ana Patrícia, os(as) servidores(as) aproveitaram para denunciar a falta de médico na Central de Regulação de Urgências do SAMU, para onde são direcionadas as ligações para o número 192. O médico regulador é quem presta orientações de socorro e aciona as ambulâncias quando necessário, dependendo da gravidade da ocorrência.

“Sem o respaldo desse profissional, há riscos a saúde das vítimas já que pode haver falhas na triagem do nível de urgência ou emergência, que requerem veículos, profissionais e equipamentos adequados”, explica a diretora Sheyla Monzillo.

Os profissionais questionaram também a mudança, determinada pela secretária, de encerrar a escala de trabalho de três plantões fixos, retornando ao esquema de plantão de 12h trabalhadas e 36h de intervalo (12 por 36).

“O grupo presente reivindicou a manutenção da escala atual de três plantões fixos, pois, segundo os trabalhadores, é o formato mais eficiente e que dá melhores condições de atuação, adequado ao número de profissionais disponíveis”, afirma Rita Bulhões.

Segundo o presidente Edson Paixão, a secretária Michelle Santos teve postura receptiva às reivindicações e anseios apresentados, sinalizando que irá acatar as demandas e que se manterá disposta ao diálogo constante com os servidores.