Prepare-se para declaração de IR 2022

Servidores(as) e aposentados(as), vocês já pode se preparar para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano de 2021. O prazo deve começar a valer a partir de março. O dia exato e as regras finais ainda serão divulgados pela Receita Federal.

Se não houver mudanças, trabalhadores, aposentados e servidores públicos com rendimentos tribut´áveis de mais de R$28 559,70 em 2021 deverão prestar contas no prazo a ser estabelecido. Quem perder o prazo pode pagar a multa de R$165, 74 ou até 20% do imposto devido no ano.

Podem ser obrigados a entregar a declaração quem teve renda acima de R$2379, 97 por mês, em valores de salário, aposentadoria, aluguel de imóveis, entre outros. Também são obrigados a declarar IR quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$40 mil, ou ter bens e direitos de mais R$300 mil e ter obtido lucro com a venda de bens enquadrados pelo IR, entre outras situações.

Associados(as) do SindServSV têm vantagem

Como em todos os anos, o SindServSV irá disponibilizar atendimento gratuito para a elaboração do documento de Declaração de Imposto de Renda dos associados. Quando o prazo e as regras finais do IR 2022 forem conhecidos, o Sindicato iniciará o agendamento para o atendimento e fornecerá todas as orientações pertinentes, com o objetivo de facilitar a vida dos associados.

Documentos necessários

• Informe de rendimentos (Prefeitura, INSS, Instituto, banco, pensão….)
  • CPF
  • RG
  • Título de eleitor
  • Comprovante de Residência
  • Nome completo, data de nascimento e CPF de todos os dependentes (inclusive cônjuge)
  • Comprovantes de gastos com saúde e educação no corrente ano de 2021, cujo CPF do declarante foi utilizado.
  • Recibo da última declaração do imposto de renda de 2021
  • Planilha financeira (ativos)
  • Declaração de Renda a partir de 28.599,70 anuais (se não houver mudança)

Redação: Comunicação SindServSV, com informações da Folha de S.Paulo