Prefeitura diz que adotará medidas exigidas pelo Sindicato

Nesta quinta-feira (16/07), o SindServSV se reuniu com o Secretário de Administração para dialogar sobre o processo de reabertura das atividades no município e as medidas que o Sindicato considera necessárias para a proteção da saúde da categoria. Como resultado da reunião, nesta segunda-feira (20/07), a Paço Municipal será reaberto ao público – de acordo o representante do governo – adotando os procedimentos requeridos pelo Sindicato. O Sintramem também participou da reunião.

A partir de segunda-feira, todos os servidores retornam ao trabalho presencial no Paço, com a exceção daqueles que estão em “grupos de risco”, acima de 60 anos de idade ou que possuam as chamadas comorbidades. Servidores só poderão entrar mediante apresentação de crachá funcional. Se não tiver crachá, outro documento deverá ser solicitado imediatamente. Em último caso, a entrada deve ser agendada previamente. Já a entrada de munícipes só será permitida mediante agendamento antecipado pela internet.

Na portaria, ainda, haverá medição de temperatura e fiscalização da obrigatoriedade do uso de máscara facial, além inspeção das pessoas em circulação para identificar possíveis sintomas. Os setores de atendimento terão paineis de acrílico separando servidores e munícipes. A reunião entre os representantes sindicais e do governo ocorreu em resposta ao ofício protocolado pelo SindServSV no dia 30 de junho. Na ocasião, o Sindicato exigiu que a Prefeitura adotasse, nos órgão públicos, as mesmas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública exigidas dos particulares por meio do Decreto nº 5264-A.

As medidas exigidas pelo Sindicato envolvem a limitação na capacidade de atendimento; revisão dos protocolos e padrões de higiene e limpeza; disponibilização de sabonete líquido e toalha descartável nas pias e banheiros; adoção de sinalização adequada para o distanciamento social mínimo; medição de temperatura corporal dos trabalhadores ao início e final do turno diário de trabalho; medição de temperatura corporal dos usuários que adentrarem aos prédios públicos; disponibilização de EPI`s adequados conforme o grau de exposição à contaminação de cada local de trabalho; instalação de barreiras transparentes de proteção aos trabalhadores da recepção e guichês de atendimento; entre outras medidas.
Segundo o presidente Edson Paixão, “guardadas as proporções, é uma cobrança justa a se fazer para garantir a saúde dos trabalhadores do serviço público e também dos usuários que acessam as rede de serviços”. Ele informa que o SindServSV estará lá, já na segunda-feira (20/07), para fiscalizar se as medidas prometidas serão de fato respeitadas.

No entanto, essas medidas podem sofrer modificações posteriores, já que, no dia 27, haverá revisão da Fase Amarela em que o Município se encontra, conforme o Plano SP de retomada das atividades econômicas do Governo do Estado.

Como obter o crachá?

A solicitação para a confecção do crachá deverá ser feita através do Whatsapp (13) 99748-4826, enviando o número de registro do funcionário, cópia do documento oficial com foto (RG) e uma foto atual sem efeitos gráficos, sem edição e que possibilite a identificação.

Observação: a confecção do crachá é de 48 horas, e deverá ser retirada no balcão de atendimento na sala 34 do Paço Municipal.