Piso: Enfermagem realiza ato em Brasília

Na manhã desta quarta-feira (29/03), Ato Nacional da Enfermagem está sendo realizado em Brasília/DF, com o objetivo de “demonstrar a unidade das entidades representativas da Enfermagem e da categoria para cobrar o governo federal agilidade na Medida Provisória (MP) do Piso Salarial Nacional da Enfermagem”, afirma, por meio de nota, o Fórum Estadual da Enfermagem.

“Próximo de completar 100 dias de governo, a gestão ainda não tem o documento final para apresentar ao Presidente Lula a MP que tornará realidade o Piso da Enfermagem”, salienta o documento.

O Fórum Estadual da Enfermagem destaca, ainda, que diante da suspensão da Lei Complementar nº 14.434/2022, que havia instituído o piso nacional, as entidades “entendem ser relevante a mobilização da Enfermagem na busca pela revogação, reconhecimento e retomada imediata da lei do Piso Salarial para esta categoria tão relevante na promoção de saúde da população brasileira”. A nota foi aprovada em reunião na terça-feira (21).

“Sugeri que o Fórum Estadual elaborasse um texto conjunto para que todas as entidades pudessem alinhar os discursos e, assim, fortalecer a unidade de ação, a partir das informações repassadas pelas entidades nacionais”, afirma Rita Bulhões, vice-presidente do SindServSV. “A unidade é fundamental para a concretização dessa tão aguardada conquista”.

Nota Conjunta das Entidades – Fórum Estadual da Enfermagem

Diante da morosidade da efetivação do Piso Salarial da Enfermagem, as entidades compõem o Fórum Estadual da Enfermagem apoia o grande Ato nacional, em Brasília, no próximo dia 29 de março, para demonstrar a unidade das entidades representativas da Enfermagem e da categoria para cobrar o governo federal agilidade na Medida Provisória (MP) do o Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

Próximo de completar 100 dias de governo, a gestão ainda não tem o documento final para apresentar ao Presidente Lula a MP que tornará realidade o Piso da Enfermagem.

Porém, a matéria não é desconhecida de muitos dos integrantes do governo inclusive ministros que participaram efetivamente para construção deste grande projeto. Se é a política que determina a tomada de um dispositivo técnico a favor de uma classe, deve ser a própria política a determinante para o redirecionamento do dispositivo em favor da Enfermagem, que é a Medida Provisória.

Atualmente, a apatia política do governo federal em valorizar a categoria e implementar o piso em todo o território nacional vem causando grande insatisfação nos trabalhadores da enfermagem.

Oportuno destacar que em decorrência da suspensão da LC 14.434/2022 que instituiu o Piso Salarial Nacional da enfermagem as entidades integrantes deste Fórum entendem ser relevante a mobilização da Enfermagem na busca pela revogação, reconhecimento e retomada imediata da lei do Piso Salarial para esta categoria tão relevante na promoção de saúde da população brasileira.

Por isso, no próximo dia 29, contamos com a Categoria de Enfermagem no Ato na Praça das Bandeiras, em Brasília, às 10h.

AVANTE ENFERMAGEM!