Perdeu o Papo de Quinta? Confira o resumo de 6 de outubro

No programa da semana passada, o diretor Júlio Cézar abordou a conclusão das reuniões setoriais, os preparativos para a Campanha Salarial 2023 e o segundo turno das eleições para a Presidência da República e Governo do Estado.

Após diálogo com todos os setores do funcionalismo público municipal, o Sindicato já elaborou a Pauta de Reivindicações. Segundo Júlio, esse processo de construção foi representativo das demandas da categoria, embora tenha faltado maior participação de servidores. “O debate por setores é necessário porque cada qual tem suas especificidades. Em reunião da diretoria, iremos definir a data da assembleia geral para apresentar a pauta à categoria”, informou. A próxima campanha salarial terá início com a posterior entrega da pauta ao prefeito.

O diretor salientou que a receita própria do município. O relatório de gestão fiscal do 2º quadrimestre de 2022 registrou em 47% as despesas com pessoal da Prefeitura. No primeiro quadrimestre esse percentual estava em 47,69% – vale lembrar que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 51,3%. “Não podemos deixar o bonde passar, temos que continuar a luta e discutir como avançar”, afirmou.

Comissão Permanente de Negociações

Júlio Cezar teceu críticas ao “desleixo de membros do governo para com o Sindicato”. Nesta comissão, o SindServSV vem dialogando com representantes da Administração sobre uma série de pendências à categoria. É certo que houve concessões, inclusive de itens da campanha salarial anterior como reclassificações de profissionais da referência “K”.

“A gente vem pedindo informações de impacto financeiro dessas mudanças, mas a comissão permanente não fornece os dados, isso porque quem está conduzindo não está sendo eficiente – e o prefeito não tem participado das reuniões. Parece que estão nos ‘empurrando com barriga’”, criticou.

Piso Nacional da Enfermagem

O Senado aprovou o projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social (PLP 44/2022). Trata-se de uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. “O texto vai para Câmara dos Deputados, onde esperamos sua aprovação o quanto antes”, defendeu.

Eleições

Em seu comentário, Júlio defendeu que os trabalhadores devem se posicionar em defesa dos serviços públicos, dos direitos trabalhistas, da democracia e da esperança. “Esse lado está com Lula e Haddad”, afirmou.