Movimento sindical organiza Primeiro de Maio Unificado

As sete centrais sindicais mais representativas do país (CUT, FS, CTB, UGT, CGTB, NSCT, CONLUTAS, Intersindical  1, Intersindical 2 e CGTB) realizaram nesta quinta-feira (11/04), na Praça Ramos em São Paulo, o lançamento do 1º de Maio Unificado. A iniciativa é inédita e deve ser copiada em outros estados.

Sob forte ataque do patronato e agora ainda mais sob o governo Bolsonaro, o movimento sindical unifica as forças para resistir e sobreviver ao cerco político e financeiro que sofre.

O principal foco das manifestações do Dia Mundial da Classe Trabalhadora no Brasil será a luta contra a malfadada reforma da Previdência do governo. A defesa do emprego e dos direitos sociais, bem como da democracia e da soberania nacional, também serão temas prioritários.

Ato político na capital paulista deverá ocorrer das 12h às 14 horas, com discurso de representantes das centrais, da Frente Brasil Popular e Frente Brasil Sem Medo, de oito partidos políticos (PT, PCdoB, PSB, PDT, Solidariedade, PSTU, PSOL, PTB), das mulheres e da juventude.

Atrações musicais

Este ano o Dia do Trabalhador será realizado na Praça da República, a partir das 10 horas e terá como lema: “Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Contra o Fim da Aposentadoria por mais Empregos e Salários Decentes”.

A manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras também contará com notável animação cultural. Os seguintes artistas já confirmaram participação no ato: Alceu Valença, Leci Brandão, Toninho Gerais DJ Evelyn Cristina, Mistura Popular. Outras atrações populares estão sendo pesquisadas e devem ser contratadas.

São Vicente e Santos

Na região, a luta contra a reforma da previdência prossegue. Na tarde desta quinta-feira, na sede do SindServSV, está sendo realizada uma palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada por Sergio Pardal Freudenthal, advogado e mestre em direito previdenciário, na programação da campanha Abril Verde.

Às 19h, Freudenthal participa do debate “Nova Previdência ou Fim da Aposentadorias?”, com Daniel Arias Vasquez, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, no Sindipetro Litoral Paulista (Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias – Santos).  Nesta sexta-feira (12/04), a partir das 15h, haverá ação de diálogo e panfletagem em Defesa da Previdência Social Pública e dos Direitos da Classe trabalhadora, na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente.

Já na próxima terça-feira (16/04), às 14h, o movimento sindical promove Aula Pública Em Defesa da Previdência Social Pública e dos Direitos da Classe trabalhadora, na Praça Mauá, em Santos. Essas ações em Santos e São Vicente fazem parte do Fórum em Defesa das Aposentadorias.

Com informações da CTB, CUT e Força Sindical