Motoristas querem recuperar tempo perdido

Anualmente, no mês de julho, os profissionais que atuam no transporte de mercadorias ou pessoas em todo o País são homenageados. Faltam quase duas semanas para o Dia do Motorista (25/07), mas os motoristas da Prefeitura de São Vicente estão se organizando para que as futuras homenagens não se limitem a palavras.

No dia 05/07, dezenas de trabalhadores se reuniram, no SindServSV, para dialogar sobre suas demandas. Vale lembrar que essa categoria não foi contemplada na Campanha Salarial 2023 nem nas reclassificações recentes. “Vários ficaram bravos. Eu entendo a frustração deles, mas, ao invés de se desfiliar, a categoria precisa reforçar sua capacidade de organização, como está fazendo agora. Foi uma grande reunião de motoristas, fazia tempo que a gente não tinha uma reunião assim”, afirma Marcelo Arias, secretário geral da entidade.

Os motoristas fazem parte de uma categoria diversificada, presente em vários setores da Prefeitura. No SUS, são responsáveis pelo transporte de urgência e emergência, fazem o deslocamento de pacientes para tratamentos de doenças crônicas de média e alta complexidade, transplante de órgãos, entre outros procedimentos. “Os motoristas movimentam toda a máquina administrativa, detém um ofício especializado, suas reivindicações são pertinentes e urgentes”, afirma o diretor Júlio Cezar.

Em todas as secretarias, motoristas fazem a condução de autoridades, gestores, servidores, munícipes, materiais e equipamentos. Ou seja, sem esses profissionais o funcionamento da Administração municipal se tornaria impraticável.

“Na reunião, já deixamos claro que a prioridade é nas categorias que não tiveram reclassificação, buscar recompor a inflação e, na sequência, resolver as demais questões”, destaca Arias, e complementa: “desde já, reuniões como esta são preparatórias para a próxima Campanha Salarial. “Vai depender da nossa força e unidade”, conclui.