Mobilização virtual mostra a força da categoria

O funcionalismo público municipal se fez notar na primeira sessão ordinária de 2022 (realizada via transmissão online) da Câmara Municipal de São Vicente. A categoria foi chamada a reivindicar a solidariedade e o apoio dos parlamentares pelo reajuste salarial e recomposição do poder de compra, que são as principais reivindicações da Campanha Salarial 2022.

Em razão de problemas técnicos na transmissão no canal do Youtube, os(as) servidores(as) concentraram suas manifestações na página da Câmara Municipal no Facebook, reproduzindo hashtags como #CampanhaSalarial2022, #SalarioDigno, #ValorizaçãoJá, #0%Não, #SindServSVemAção, #FechadoComOservidor.

Em Estado de Greve, a intensa participação da categoria gerou quase mil comentários em favor do respeito e dignidade aos trabalhadores do serviço público de São Vicente. Dias antes o SindServSV já havia protocolado uma carta em que afirmava esperar algum posicionamento do legislativo.

O vereador Higor Ferreira abordou a importância de valorizar o servidor, não apenas em falas e em aplausos. Segundo ele, é preciso valorizar o servidor porque é aquele que está na ponta atendendo a população. “Para não parar a cidade precisa valorizar o servidor”, disse.

Jhony Sasaki fez um apelo ao prefeito ao afirma que os servidores são o coração da cidade e precisam pelo menos serem ouvidos. Ele também lembrou que quando melhora a renda da categoria melhora o comércio da cidade é beneficiado. Os parlamentares Adilson da Farmácia e Benevan Souza também demonstraram solidariedade.

Diálogo permanente

Para o secretário geral do Sindicato, Marcelo Arias, avaliou de forma positiva que buscou sensibilizar os vereadores sobre a luta da categoria e criticar as ações infelizes de alguns nas unidades de saúde. “Os pronunciamentos desses vereadores foram válidos e demonstram que estão atentos ao papel importante dos servidores na cidade”, disse.

No entanto, Arias ressalta que o Sindicato não considera que, a falta de posicionamento dos demais vereadores, signifique necessariamente que sejam contrários às nossas reivindicações. “O SindServSV sempre tem disposição ao diálogo em prol da categoria, e esperamos o mesmo de todos os vereadores”, concluiu.

Agenda

Nesta sexta-feira (11/02), o Sindicato participará de reunião da Comissão de Negociação, quando irá persistir na busca de uma proposta condizente com as necessidades da categoria.