Manifestações contra Reforma da Previdência na Região

Novo ato unificado de trabalhadores e estudantes foi realizado em Santos nesta sexta-feira (14/06), desta vez, em apoio à Greve Geral, convocada pelas centrais sindicais em todo o País, contra a proposta de Reforma da Previdência (PEC 06/2019) do governo Bolsonaro. Servidores e membros da diretoria do SindServSV também estiveram presentes neste ato.

Organizadores estimam que mais de mil pessoas fizeram parte dos protestos na cidade. Membros de diversas categorias, representantes sindicais, estudantes universitários, entre outros manifestantes, se concentraram na Estação da Cidadania, 340, na Avenida Ana Costa, no bairro Campo Grande, desde as 17h. Representantes de diversos sindicatos, movimentos sociais, coletivos estudantis e outras entidades da sociedade civil se incorporaram ao ato.

Além da Reforma da Previdência, a manifestação criticou os bloqueio de verbas das universidades e institutos federais, o desemprego, entre outras questões que prejudicam a vida do povo brasileiro. A multidão seguiu em passeata até a Praça da Bandeiras, no Gonzaga, onde foi encerrada a manifestação, com mais algumas falas de lideranças políticas, sociais estudantis.

Desde a madrugada, os petroleiros paralisaram as unidades operacionais da Petrobrás na região (Refinaria Presidente Bernardes, Alemoa, Pilões, UTE Euzébio Rocha e Terminal Transpetro Alemoa). Mais tarde, manifestantes bloquearam o trânsito na avenida Martins Fontes, na entrada de Santos, por quase duas horas.

Em Cubatão, também teve ato e panfletagem na porta da Usiminas. Houve, ainda, ato em frente ao prédio da Petrobrás, no Valongo, além de concentração de servidores públicos e outras categorias na Praça Mauá, entre outras atividades.