Mal assessorado, Prefeito falha na concessão do abono COVID

Secretário que cuida da relação com os servidores provou desconhecer a vida real dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em mais um episódio de flagrante má assessoria, o Sr. Prefeito deu uma grande bola-fora na noite de quinta (17) ao enviar à Câmara um projeto incompleto e inconsistente de ‘abono’ ou gratificação destinada aos profissionais da saúde.

Ignorando a opinião do Sindicato da Categoria, que lhes foram oficializadas na segunda-feira (13) (pág. 1) (pág.2), os assessores do Sr. Prefeito, em especial o Secretário de Administração, ‘esqueceu’ de cobrir algumas situações, especialmente de trabalhadores que estão tão expostos quanto os citados no Projeto de Lei enviado à Câmara.

Apenas para citar, vale lembrar que existem profissionais guardas civis municipais que trabalham dentro do Hospital Municipal e nas instalações para o atendimento à população de rua. Técnicos de gesso foram esquecidos, assim como dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos que atuam nas dependências do Hospital Municipal (CREI) ou outras unidades de atendimento em saúde. Esses servidores trabalham em constante contato com pacientes e outros profissionais superexpostos, além de superfícies e materiais contaminados. Também foram ignorados trabalhadores do setor de almoxarifado, responsáveis pela logística de insumos e equipamentos, sem os quais o atendimento não acontece.

Cabe ressaltar que, além da secretaria de saúde, profissionais da Assistência Social e Segurança estão superexpostos à contaminação, trabalhando sem prévia triagem e sem EPI’s para atender os cadastros do auxílio governamental, distribuição de cestas básicas e a população de rua.

Por fim, a exigência de comprovação de contágio por COVID-19 é absurda. Sabemos que a rede pública não oferece testagem e que o isolamento está sendo proposto como medida terapêutica. Dessa forma, o profissional que se contaminou em serviço pode ficar sem receber o abono por não ter, ainda, feito o teste ou pela demora em receber o resultado.

O Sindicato REFORÇOU (pág. 1)(pág.2) seus protestos para que TODOS aqueles que estejam trabalhando normalmente em suas funções, exceto os dispensados e os realocados para teletrabalho, recebam o abono e recomenda que todos aqueles que se achem merecedores, por estarem enfrentando, no limite das suas competências, a pandemia e expondo sua saúde, bem como a de seus familiares, faça requerimento junto ao departamento de Recursos Humanos.

Além disso, recomendamos que os servidores questionem o Sr. Prefeito nas ‘lives’ e exponham suas condições de trabalho. Só com pressão para superar os efeitos de uma má assessoria.