Intimação judicial questionável impõe novas limitações à greve

O juiz titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Vicente, Fabio Francisco Taborda, intimou o Sindicato a garantir, em todas as unidades de saúde, o comparecimento de 80% dos servidores de cada categoria (profissão).

A decisão liminar, concedida pelo mesmo magistrado a pedido da prefeitura, determinava que esse percentual se referia ao conjunto de servidores nas unidades. Em relação aos demais serviços, é mantido o percentual de 30% dos servidores em atividade.

Em boletim de greve, via áudio (Rádio Peão), distribuído pelo Sindicato, o secretário geral criticou essas tentativas do Prefeito Kayo Amado de “desmobilizar e deslegitimar um movimento de greve legítimo e legal, apesar de nunca ter sentado à mesa com o sindicato”.

A atuação do Secretário de Gestão, Yuri Câmara, que exige que os diversos setores produzam listas de grevistas em uma política oficial de assédio e perseguição, também serve ao mesmo propósito nefasto.

O sindicato, que já havia recorrido da liminar concedida antes do início da greve, também vai recorrer desse ato duvidoso e questionável.

Apesar da indignação, a diretoria do Sindicato e Comissão de Greve já atualizaram sua condução do movimento grevista e estão orientando os(as) servidores(as) a respeitarem as novas determinações.

Segundo Arias, essas ações judiciais parecem feitas sob medida buscando atingir a capacidade de mobilização da categoria, já que, por exemplo, a mais recente intimação foi executada após às 18h, ou seja, após o expediente do Fórum.

“Já estamos em contato com o conjunto dos servidores públicos municipais sob nossa responsabilidade para garantir o cumprimento dessa decisão”, afirma o presidente do SindServSV, Edson Paixão.

Em caso de descumprimento, a pena é de multa diária de R$ 50 mil ao SindServSV.

Esses ataques não irão diminuir a indignação da categoria. Mesmo com esse novo obstáculo, a greve continua!

O próximo ato será realizado nesta segunda feira, às 8h (manhã).