Greve Geral: “Unificou, é estudante junto com trabalhador”

O jornal Diário do Litoral repercutiu nesta quinta-feira a coletiva de imprensa que o movimento sindical e os estudantes realizaram sobre a construção da Greve Geral, marcada para esta sexta, 14 de junho, e que reúne mais de 34 sindicatos, movimentos sociais e estudantis, entre outras organizações da sociedade civil.

“Unificou, unificou, é estudante junto com trabalhador’. A ‘união’ esteve presente nas falas de todos os representantes das centrais sindicais e estudantes Baixada Santista que realizaram coletiva de imprensa, na manhã de ontem”, destaca a abertura da matéria. Dá destaque ainda a afirmação das categorias de que esta será a maior greve geral da Baixada Santista.

Além de “protestar contra o projeto do governo de reforma da Previdência”, também estão em pauta  “temas como maior geração de empregos formais, retomada do crescimento da economia e contingenciamento na Educação”, explica a matéria. “Segundo os sindicalistas, mais de 70% dos trabalhadores das cidades na região vão aderir à greve”.

Os trabalhadores do transporte público paralisar os ônibus. “Não vamos deixar sair os carros, só vai ter ônibus às 23h59”, afirmou para a imprensa o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Santos e região (SindRod), Valdir Pestana. São Paulo, Sorocaba, ABC, Guarulhos também vão paralisar.

Os líderes sindicais demonstraram que as categorias estão dispostas a fazer com que esta greve geral seja histórica. Além disso, dizem que paralisarão quantas vezes forem necessárias para barrar esses ataques aos trabalhadores e estudantes.

Eles explicaram que a construção do 14 de junho a partir da manifestação do Dia do Trabalhador (1º de maio) com a unificação das centrais sindicais. Reforçaram, ainda, que a Baixada sempre foi exemplo de luta e organização.

No final do dia, todas as categorias, estudantes e demais manifestantes se reunirão, a partir das 17h, em um ato unificado na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340 – Santos), com concentração às 17 horas.