GCM faz curso com Consulado Americano e Polícia Civil

Quatro integrantes da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) passaram por uma capacitação especial. Esta semana, eles participaram de curso ministrado pelo Consulado Geral Americano e pela Polícia Civil.

A formação realizada pelos agentes do Serviço de Segurança Diplomática (SSD) tem como objetivo capacitar as forças policiais brasileiras a identificarem criminosos foragidos dos Estados Unidos, que possam estar no País. Além disso, foram orientados sobre como proceder ao encontrar estrangeiros com documentação irregular, devendo acionar o consulado do país de origem ou a Polícia Federal. Eles também aprenderam técnicas para identificar fraudes em documentos e cédulas.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo de Paula Lima, ressalta a importância da capacitação. “Com o curso, os profissionais podem adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar técnicas. Quando estiverem nas ruas em alguma situação, vão saber como agir”.

Entre as técnicas, estão a identificação de documentos falsos e de passaportes americanos. Com uma luz violeta, os guardas puderam verificar as marcas d’água obrigatórias na documentação. Já com o uso de lupa, foi possível conferir mais detalhes como grafia e demais marcações.

Para o GCM Roberto, na corporação há 15 anos, o destaque foi o aprendizado na abordagem às pessoas estrangeiras. “Atuamos em uma Cidade turística, por isso é essencial saber como proceder ao abordar um visitante estrangeiro”.

Outra técnica ensinada no curso foi como identificar fotos em documentos adulterados, pela análise de partes do rosto, como olhos, nariz, boca, orelhas e manchas. Além disso, o tráfico internacional de drogas foi tema de uma palestra dada pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6), Manoel Gatto Neto. O delegado falou sobre o papel das polícias no combate ao crime organizado no maior Porto da América Latina e também apresentou os índices de criminalidade da região portuária.

Com oito horas de duração, a capacitação reuniu diferentes corporações da região. “Foi uma experiência muito legal, porque além do conhecimento que adquirimos, tivemos a oportunidade de nos integrar com outras instituições, como Guardas Municipais da Região, Polícias Civil, Militar e Federal, Exército e Receita Federal”, comenta a GCM Sarnelli, na guarda vicentina há três anos.

Este trabalho conjunto foi oficializado com a sanção da lei 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e faz a integração entre os órgãos de segurança.
“Com a Susp é possível agregar e somar as forças com outras instituições policiais no combate ao crime. Fico feliz em ter participado do evento e trocar experiências com as corporações e a Polícia Americana, representada pelo Serviço de Segurança Diplomática”, destaca o GCM Valdomiro, que atua no Município há 17 anos.

(Fonte: Site Prefeitura Municipal de São Vicente)