GCM e diretor sindical prepara agentes da segurança pública

Nesta segunda-feira (01/05), o Grupamento de Operações com Cães (GOC) deu início ao 6º Curso de Cinotecnia e Cinofilia, no marco do aniversário de 18 anos do Canil da GCM de São Vicente.

Segundo o comandante do GOC, o GCM 1ª classe Vandilson, a finalidade é preparar os alunos para trabalhar na condução de cães policiais nas diversas disciplinas ministradas pelos instrutores do Canil da corporação.

A turma tem 25 integrantes. A duração do curso é de 80 horas, divididas em dez dias. “Estamos aproveitando a oportunidade para formar nossos alunos e também de outras cidades, Itanhaém, Guarulhos, Santos, além de policiais penais da Penitenciária II e do CDP de São Vicente”.

Um dos instrutores, o GCM 1ª classe Marcos Cândido, é membro da direção do SindServSV e integra o Canil desde a sua criação. Desde então, ele acumula vasta experiência e formação na área de especialidade de Guarda e Proteção com cães. “É muito importante o apoio do Sindicato ao Canil e à GCM, na divulgação das nossas iniciativas e mostrando a importância dos cães para toda a sociedade vicentina”, afirma.

Curso Básico

“Sem esse curso, o aluno não está habilitado para a condução e patrulhamento com cães. São GCM e policiais penais recém incorporados ou que já estão atuando nos canis, porém, precisam desse curso para oficializar sua permanência”, esclarece Vandilson.

O curso é formado por aulas teóricas e práticas, apresentando os elementos básicos da Cinotecnia e abrindo caminhos para que os alunos possam se especializar nas diversas áreas e, até mesmo, se tornarem instrutores.

O 6º Curso de Cinotecnia e Cinofilia desenvolve as seguintes disciplinas: Figuração, Faro, Busca e Captura, Busca na mata, Patrulhamento e Abordagem, Saúde e Higiene do Cão, história e evolução da espécie e, entre outras que serão realizadas na área do Centro de Convenções, como a simulação de entradas táticas – ou seja, aulas na prática.

“Esse curso proporcionado pelo Canil de São Vicente é ótimo para a inicialização do adestramento dos cães. Por exemplo, é muito importante essa parte da Proteção e Guarda porque trata da formação do caráter do cão. É importante também para a nossa formação”, garante o GCM 1ª classe, Moreira, de Guarulhos, um dos alunos desta turma.

Segurança pública

“O curso é muito importante na formação de um GCM porque o cão é uma arma muito importante. Um cão bem treinado é eficaz nas ruas, trazendo mais segurança ao cidadão, ao próprio condutor e sua guarnição”, defende o GCM Cândido.

Segundo ele, o Canil é peça fundamental no trabalho das guardas civis, que, por sua vez, desempenham papel importante na segurança pública. “A GCM que ainda não tem, deveria investir nessa modalidade de trabalho porque ajuda toda a sociedade”, assegura.

Além de agentes da segurança pública, o Canil de São Vicente também fornece instruções para integrantes das Forças Armadas.