Filmes para saber o que foi a Ditadura Militar

Neste 31 de março de 2021, foram completados 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a uma longa e tenebrosa noite de 21 anos. Foram anos de graves violações de direitos humanos, mortes, torturas, desaparecimentos, execuções, exílio, censura e humilhações contra os brasileiros e exploração da classe trabalhadora.

Atualmente, setores atrasados buscam minimizar a tragédia que foi os anos de chumbo Ditadura, por meio de um negacionismo histórico.

Por isso é importante assistir e divulgar alguns documentários e filmes que retratam aqueles momentos de terror. Para que a gente nunca mais se esqueça e nunca mais aconteça.

Documentários

“O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares (2012)

Documentário sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de 31 de março de 1964.

Assista: https://t.co/3nVc2kv150

“Cidadão Boilesen”, de Chaim Litewski (2009)

O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

Assista: https://t.co/YRbWGLxOcx

“Jango”, de Silvio Tendler (1984)

A carreira de João Goulart, conhecido como Jango, único presidente morto no exílio, é acompanhada desde sua eleição a deputado estadual, em 1947, até seu sepultamento em 1976, na sua cidade natal de São Borja. Jango ficou conhecido na história como o presidente do Brasil que foi derrubado pelo Golpe Militar de 1964.

Assista: https://youtu.be/52lBqoB-OcQ

“Marighella”, de Isa Grispum Ferraz (2011)

Retrata a vida do maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 1960, Carlos Marighella. Ele atuou nos principais acontecimentos políticos brasileiros entre 1930 e 1969 e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar em nosso país. Líder comunista, vítima de prisões e de tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido Manual do Guerrilheiro Urbano, sua vida foi um grande ato de resistência e de coragem.

Assista: https://t.co/NnpHmgJelZ

“Vlado”, de João Batista de Andrade (2005)

A história do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão em 1975 durante o regime militar brasileiro, contada através de depoimentos de pessoas que conviveram com ele.

Assista: https://t.co/wrHUgqksja

Filmes baseados em fatos reais

“Araguaya – Conspiração do Silêncio”, de Ronaldo Duque (2004)

O exército brasileiro no auge da ideologia da segurança nacional, um partido de esquerda dissidente, militantes aguerridos (a maioria deles ainda jovens e inexperientes), inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo. É neste cenário que está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identidade de Padre Chico com as pessoas da região, associada ao seu sentimento religioso e dúvidas existenciais, fazem com que o religioso presencie os eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia.

Assista: https://youtu.be/9eFpuemaT7U

“Eles Não Usam Black Tie”, de Leon Hirszman (1981)

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Assista: https://youtu.be/Uzl2K1bDRog