Espetáculo teatral impressiona plateia no SindServSV

Foram dois dias de apresentações de “O livro proibido de Madalena” em programação relativa ao Dia Internacional das Mulheres

Em homenagem ao 8 de Março, o SindServSV promoveu, nesta sexta-feira (06/03), o espetáculo teatral “O livro proibido de Madalena”, de Mirella Martina. Com plateia de aproximadamente 200 pessoas, a montagem teatral foi apresentada, no salão do sindicato, a um público vidrado nas cenas e nos diálogos chocantes das integrantes da Companhia de Teatro Pixotes e Quixotes.

Com produção e interpretações impactantes, contemplada pelo Edital Proac Municípios – São Vicente, a peça retrata o julgamento nada imparcial da irmã Madalena, que foi acusada por práticas consideradas heréticas. Em visita à Bahia do ano de 1628, o Inquisidor-Geral D. Manuel de Violante investiga o livro escrito pela freira, que sofre torturas físicas e psicológicas para confessar seus supostos crimes.

Repleta de revelações e reviravoltas, a produção retrata a opressão e hipocrisia reinantes em uma Igreja dominada pelo poder patriarcal. Segundo a diretora Miriam Vieira, trata-se de “um espetáculo com encenação simples, que traz nas personagens toda a carga da discussão sobre os excessos da Igreja no que se refere aos abusos sexuais ocorridos desde sempre dentro do claustro”. Ela destacou ainda o fato de ser uma peça escrita, dirigida e em sua maioria interpretada por mulheres, algo simbólico para marcar o Dia Internacional das Mulheres.

Em seguida, foi realizada uma ‘mesa redonda’, com a participação da diretora de Assuntos Femininos do Sindicato, Cleide Ferreira, além de outros convidados. Segundo a dirigente sindical, o espetáculo é relevante porque aborda a situação das mulheres que, ao longo da história, sofreram com a opressão. “A peça faz a gente pensar nas semelhantes de hoje em dia, que, apesar dos avanços, ainda se mantém desigualdades de oportunidades e são cometidas diversas violências contra as mulheres”, afirmou.

Após a mesa redonda, público, dirigentes sindicais e integrantes da companhia teatral se confraternizaram. No entanto, antes, o presidente do SindServSV, Edson Paixão, agradeceu a presença de todos e todas, especialmente à Companhia de Teatro Pixotes e Quixotes. “O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente está de portas abertas para a cultura e para a comunidade vicentina”.

Neste sábado, o SindServSV sediou nova apresentação do espetáculo.

Manifestação

Neste sábado (07/03), mulheres de diversos movimentos se reuniram na Praça dos Correios, no Centro, para lutar contra o machismo, em defesa da emancipação e da igualdade de gênero. As mulheres seguiram em marcha até a Praça Barão, onde encerram a manifestação com intervenções artísticas sobre as pautas do Dia Internacional das Mulheres.