Enfermagem de SV realiza protesto na porta do Hospital Municipal

Mobilizada de forma espontânea via redes sociais, manifestação de profissionais da enfermagem reclamou de condições ruins de trabalho

Nesta terça-feira (12/05) – Dia Internacional da Enfermagem – profissionais de São Vicente realizaram ato em defesa de salários dignos e melhores condições de trabalho na rede municipal de Saúde, especialmente, em plena pandemia da Covid-19. O ato ocorreu na porta do Hospital Municipal (antigo Crei).

Segundo a diretora Rita Bulhões, o SindServSV acompanhou a manifestação e vê com bons olhos essa disposição de organização e reivindicação. Enquanto isso, a Prefeitura insiste em dizer que está tudo certo. Mas essa manifestação, mobilizada de forma espontânea via redes sociais, fala por si.

As principais reclamações dos trabalhadores são a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), atrasos no pagamento de vale-transporte e da cesta básica. Esse protesto fez parte, ainda, de movimento nacional da enfermagem, com mobilizações em diversas cidades do país. Na ocasião, também foram homenageados colegas vítimas da Covid-19.

“As condições também não são adequadas, não temos a quantidade de EPIs necessária. As pessoas chegam para trabalhar e recebem duas toucas e um avental descartável. Isso rasga à toa. E quem trabalha na UTI (unidade de terapia intensiva), na emergência, começou a comprar macacão impermeável do próprio bolso”, afirmou uma das profissionais presentes ao protesto.

Em matéria publicada no jornal A Tribuna, o repórter Maurício Martins relatou: ela diz que a cesta básica, no valor de R$340, deveria ter sido paga no quinto dia útil (07) pela Prefeitura, mas caiu somente ontem. O vale transporte costuma atrasar até 15 dias.

A reportagem abordou, ainda, outras reivindicações da enfermagem: aumento do adicional de insalubridade de 20% para 40% e a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem diminuição de salário.

Reclamações não procedem?

As reivindicações da enfermagem, inclusive, são pautas permanentes nas campanhas salariais tocadas pelo Sindicato. A diretoria do SindServSV tem acompanhado de perto a situação, buscando garantir os direitos dos servidores, além de denunciar a falta de compromisso com a categoria, como pode ser conferido nas publicações do Sindicato.

Ao jornal A Tribuna, a Prefeitura disse seguir todas as normas da legislação vigente e que não procede a reclamação sobre as condições de trabalho. “Mas não haveria manifestação se as reivindicações da categoria estivessem sendo atendidas, ao invés de encaradas como reclamações sem sentido…”, ressalta Rita Bulhões.