Em peso, motoristas demonstram unidade

Em continuidade às setoriais, os motoristas estiveram reunidos nesta quinta-feira (14/09), no Sindicato, para colocarem suas peças no edifício da Pauta de Reivindicações. Cerca de 70 servidores participaram do encontro, que transcorreu de maneira fraterna e produtiva no sentido do fortalecimento da unidade entre si e com o SindServSV.

O servidor Rodrigo Almir, o “Alemão”, classificou a reunião como “muito positiva”. “A categoria, unida, esteve em peso na busca dos nossos objetivos por melhoria salarial, em que estamos há 5 anos sem nenhuma mudança, exceto o 1,8%”, afirmou.

Os trabalhadores buscaram, durante a setorial, formar consensos em torno das formas de luta a serem aplicadas com o Sindicato, sem excluir iniciativas que os próprios motoristas possam empreender sem deslegitimar a representação da entidade.

“O SindServSV é de todos e todas, e está de portas abertas sempre que precisarem para seguir conversando na construção diária da nossa campanha salarial”, disse o secretário geral Marcelo Arias.

Entre outros apontamentos, a vice-presidente Rita Bulhões reforçou a opinião em comum dos diretores de que os motoristas podem e devem procurar o diálogo com os vereadores calungas. “Como todo político, eles são sensíveis à mobilização ou pressão”.

“Os participantes da reunião de hoje com a setorial da campanha salarial passada é o diferencial. Essa forte presença é fundamental e precisa ser mantida porque aumenta as chances para nós, servidores, juntos alcançarmos um só objetivo: Acordo coletivo que atenda as necessidades dos trabalhadores”, ressaltou a diretora Danielle Rabelo.

“De nossa parte, como categoria, ao reunirmos cerca de 70% dos motoristas e considerando que houve posições praticamente unânimes, essa reunião foi positiva do ponto de vista do problema principal: a defasagem salarial existente”, avaliou o motorista Osvaldo Rodrigues Jr.

A Campanha Salarial 2024 e a elaboração coletiva da Pauta de Reivindicações estão apenas no começo, mas o diretor Júlio Cezar alertou para a importância da Assembleia Geral, ao término das setoriais. “É importante todo mundo estar presente e lotar a casa para mostrar a força dos servidores ao Governo. Isso vai ser decisivo durante as negociações”.

Retorno

Após não ser contemplada na Campanha Salarial 2023 nem nas reclassificações recentes, os motoristas dão mostras de que querem recuperar o tempo perdido. O primeiro sinal disso ocorreu já no dia 5 de julho, quando dezenas de trabalhadores se reuniram, no SindServSV, para dialogar sobre suas demandas. Na ocasião, o Sindicato já firmou o compromisso de lutar por suas reivindicações, bem como outros cargos na mesma situação. A ampla presença dos motoristas serve de exemplo.

Os motoristas fazem parte de uma categoria diversificada, presente em vários setores da Prefeitura. No SUS, são responsáveis pelo transporte de urgência e emergência, fazem o deslocamento de pacientes para tratamentos de doenças crônicas de média e alta complexidade, transplante de órgãos, entre outros procedimentos.

Em todas as secretarias, motoristas fazem a condução de autoridades, gestores, servidores, munícipes, materiais e equipamentos. Ou seja, sem esses profissionais, a mobilidade na administração pública direta seria impraticável.

Confira mais fotos: