Eleição SindServSV: associados votarão na próxima diretoria

Agosto é mês de eleição no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente. Trata-se de um momento importante para a institucionalidade desta entidade sindical que ocorre em momento mais conturbados do País, em plena pandemia de Covid-19. O atual pleito visa eleger a próxima gestão (2021 – 2025), constituída por diretoria executiva, suplentes, conselho fiscal e representantes junto à Federação.

A cada quatro anos, o quadro associativo do SindServSV é convocado para renovar a gestão da entidade, para que ela continue representando toda a categoria. De acordo com o Estatuto, podem votar associados em dia com pelo menos 6 meses de filiação.

O primeiro turno está marcado para os dias 3 e 4 de agosto, com urna fixa no Sindicato e urnas itinerantes percorrendo os locais de trabalho. Em caso de falta de quórum, haverá segundo turno na mesma semana (06 e 07/08).

O processo eleitoral deste ano é realizado em um momento excepcional da história do Sindicato, em plena pandemia de Covid-19. É sob esse aspecto que a eleição para a próxima gestão deve ser avaliada, embora seus trâmites estatutários vinham correndo normalmente até março.

Veja como foi

No dia 09/02, o Edital de Convocação do pleito foi publicado no jornal A Tribuna, contendo os prazos para a inscrição de chapas (10 a 12/02) e demais informações necessárias para tal. No prazo, houve inscrição de apenas uma chapa. No dia 19 do mesmo mês, outra publicação no jornal A Tribuna informava o prazo (20 a 21/02) para recebimento de recursos, tendo em vista eventuais questionamentos ou pedido de impugnação de chapa.

Originalmente, a coleta de votos estava marcada para os dias 23 e 24 de junho. Mas, em razão da pandemia, a Comissão Eleitoral adiou a votação para as datas atuais. A proteção da saúde da categoria é sempre prioridade. Cabe ressaltar que todos os prazos foram seguidos à risca, como manda o Estatuto do SindServSV.

Apesar do decreto de calamidade ainda estar em vigência no Município, o município está em processo de retomada das atividades comerciais, conforme o plano SP, na Fase Amarela, possibilitando a livre circulação entre os setores, adotadas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Neste sentido, a Comissão Eleitoral tem melhores condições para conduzir o pleito, respeitando todas as medidas de proteção à saúde dos associados (eleitores). Desde fevereiro, a Chapa 01 foi a única inscrita. Nesta terça (21/07), em edital no Diário do Litoral, foi divulgado roteiro das urnas.

A categoria é a força, o Sindicato é o escudo

Fundado em 1989, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o SindservSV se consolidou como entidade fundamental na organização, defesa e conquistas dos interesses dos trabalhadores do serviço público municipal de São Vicente, assumindo importante papel político no contexto municipal.

O SindServSV é fruto do processo de redemocratização do País (depois de 20 anos de Ditadura Militar), que trouxe maior liberdade de organização da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e de vida. Desde sua fundação, passou por diversos momentos da vida política de São Vicente e do País, ora, navegando sob tempestades, ora, navegando em águas mais calmas. Mas, na maioria das vezes, a tranquilidade sempre é um ‘artigo de luxo’ que não está ao alcance de um Sindicato que cumpre o papel de defender sua categoria.

Neste período, inúmeros servidores se engajaram na difícil tarefa de conduzir este Sindicato – algo que requer disposição para aprender, capacidade de leitura dos anseios do funcionalismo e habilidade de unificar os interesses de uma categoria tão plural como a dos servidores públicos municipais de São Vicente.

Sempre com uma atuação firme, democrática e transparente a entidade conquistou respeito, confiança e a credibilidade das autoridades e de seus representados que entenderam que um sindicato forte se faz com a ação e participação. Como escudo dos servidores, o SindServSV depende da força da categoria.

Chapa única

Na eleição sindical deste ano, houve a inscrição apenas da “Chapa 1 – Servidor em Ação”, que tem como candidato à reeleição o presidente Edson Paixão, liderando um conjunto de servidores e servidoras que – segundo ele – combina experiência e renovação, buscando articular a reflexão sobre velhas e novas formas de atuação sindical, tendo como resultado os melhores caminhos para a condução do SindServSV.

Edson Paixão explica que, em 2020, em razão do cenário de pesados retrocessos nos direitos trabalhistas e ataques aos funcionalismo e aos serviços públicos, diversas lideranças optaram por deixar suas diferenças de lado para formar uma chapa unitária que defenderá os interesses da categoria.

“O mais importante é que a categoria entenda o significado desse ato de unidade e participe ativamente da vida sindical, fortalecendo a entidade que defende nossos interesses coletivos”.