Diretoria entrega Pauta de Reivindicações ao Prefeito

Nesta sexta-feira (28) , dirigentes do SindservSV se reuniram com o prefeito Kayo Amado para apresentar a Pauta de Reivindicações, aprovada em assembleia na terça (25). Na presença de parte significativa da direção sindical, o prefeito disse que o interesse do seu governo é estabelecer “um novo ciclo” nas relações entre Administração e Sindicato.

“Com isso, a gestão municipal se comprometeu a corrigir seus erros e assumir uma postura de diálogo, ao contrário da intransigência que obrigou a categoria a entrar em greve no primeiro semestre”, afirma o presidente Edson Paixão.

Como sinal de “bandeira branca”, durante a reunião, o prefeito Kayo Amado entregou ofício ao presidente do Sindicato, Edson Paixão, em que apresenta três projetos à categoria:

1) Descontos em Instituições de Ensino na Região, com a abertura de um edital para o credenciamento de instituições com interesse; 2) Criação de uma Escola de Governo, que ofereça cursos relacionados à gestão pública; 3) Discussão da criação do Fundo Municipal de Valorização do Servidor, com objetivo de financiar projetos de desenvolvimento acadêmico e profissional dos servidores.

Questão salarial em primeiro lugar

“A direção sindical considera tais projetos importantes, mas eles estão distantes de terem aderência aos anseios da categoria, cujos interesses e dificuldades têm natureza salarial”, afirma Marcelo Arias, secretário geral do Sindicato.

A pauta expressa os anseios da categoria por reposição inflacionária conforme a inflação medida pelo IBGE (INPC ou IPCA) e plano de recuperação salarial referente a perdas salariais acumuladas desde o último acordo salarial (março/2019 = 19,54% até setembro /22). Outros itens importantes de natureza salarial são a uniformização, incorporação do Abono da Lei 441, reajuste na Cesta Básica de forma a elevá-la para ½ salário mínimo e reajuste do abono de férias de 66% para 100%

Um novo começo?

Não se trata de esquecer o passado: o Sindicato segue cobrando o pagamento das horas extras trabalhadas em 2016, verbas rescisórias de servidores que continuam prestando serviço para a prefeitura, aposentadorias de 2020 a 2022, parte pecuniária da licença prêmio requeridas desde 2017 e não pagas. Na reunião, a secretária adjunta Gislaine Camilo relatou ao prefeito sobre os constantes apelos dos aposentados.

“No entanto, também queremos construir um novo diálogo com a Administração municipal, que precisa continuar demonstrando essa mudança na prática com o início das negociações da Campanha Salarial 2023”, afirma o presidente Edson Paixão.

Confira a Pauta de Reivindicações: http://sindservsv.com.br/sindserv_sv/campanha-salarial-2023/